Introdução Do Filme Mente Brilhante
Artigos Científicos: Introdução Do Filme Mente Brilhante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mteca • 24/2/2015 • 229 Palavras (1 Páginas) • 1.873 Visualizações
UMA MENTE BRILHANTE
1. Introdução
O filme “Uma Mente Brilhante” (2002) conta a história de um matemático, que após alguns eventos com alucinações, é diagnosticado como esquizofrênico. Com o filme conseguimos identificar os impactos que a doença tem para sua vida acadêmica, profissional, familiar e afetiva. Também é apresentado o tratamento recomendado na época e a importância do apoio familiar para a melhora do personagem.
A esquizofrenia afeta as percepções e os comportamentos de um sujeito em todos os aspectos da vida cotidiana, ocorrendo principalmente no final da adolescência e na vida adulta. Os padrões de pensamentos conturbados ou sintomas psicóticos podem ser a causa dos impactos na sua vida social e ocupacional. (CREPEAU; COHN; SCHELL, 2011).
O objetivo do nosso trabalho é analisar o filme correlacionando com a bibliografia abordada na disciplina de Saúde Mental III, buscando compreender os delírios, alucinações e o sofrimento psíquico do personagem, focando nos impactos da doença para a vida do mesmo.
2. “Uma Mente Brilhante”
2.1 Universidade
O filme começa com a chegada de Jonh Nash na faculdade. Nesse período podemos perceber o começo da alucinação representada pelo seu amigo de quarto, a dificuldade que o personagem tem em manter as relações interpessoais e o estresse causado pela busca de um “trabalho original”. Nessa primeira parte vemos o trabalho (estudar na faculdade) como um fator que conduz para doença, em decorrência da pressão que ele exerce sobre a vida do personagem principal.
...