Introdução à docência
Por: jc250101 • 6/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICAS DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Discente: Júlio César Martins Cipriano
RA: 1520451
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
Principais reflexões:
- A educação tem objetivos distintos de acordo com as necessidades de cada cultura. O que era ensinado aos brancos pelos brancos não atendia as necessidades do índio para a vida em seu meio, educação trocada por povos diferentes que vivem realidades diferentes não funciona, por isso, eram totalmente inúteis.
- O professor atualmente não tem autonomia plena para montar sua aula, o conteúdo passado aos alunos é apenas uma reprodução do que é emitido pelo sistema educacional. A educação hoje não é para transformar a vida das pessoas e sim para adapta-las a sociedade em que vivemos.
- A educação transmitida nas escolas hoje é uma educação verdadeira, mas não única, não é uma educação transformadora, pois mantem as pessoas na mesma classe social.
- No Brasil há dois tipos de educação, a educação para as massas (a população em geral) e a educação para a elite (quem está no poder), ou seja, quem está no poder continuará no poder.
1.2 O fax do Nirso
Principais reflexões:
- Diplomas te põem no mercado de trabalho, mas não te garantem sucesso e estabilidade. Vontade de trabalhar, práticas dinâmicas e confiança te garantem certa estabilidade. Diplomas agregado a vontade de trabalhar, práticas dinâmicas, confiança e capacidade te colocam no topo.
- A educação escolar não te põe no mercado de trabalho, mas é a base essencial para a busca de capacitação para te inserir no mercado de trabalho.
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Principais reflexões:
- O papel do professor não é apresentar sua verdade como única e absoluta, mas sim levar o aluno a pensar e refletir a partir de suas próprias opiniões.
- A opinião de todos deve ser levada em consideração, respeitando as diferentes opiniões e pontos de vista.
- O que é aprendido nas escolas não pode ser considerado apenas verdades, pois não existem verdades absolutas.
1.4 Uma pescaria inesquecível
Principais reflexões:
- Ética é o conjunto de princípios que guiam a raça humana. (Dicionário Aurélio)
- Ética é algo que se adquire no dia a dia, são princípios que te acompanham a vida toda e também serão cobrados todos os dias, nossas ações provarão isso.
- Fazer o certo ou o errado não depende dos outros e sim apenas de você, o texto descreve que o pai ensina ao filho que mesmo que ninguém esteja olhando o errado não vai deixar de ser errado.
1.5 A Folha Amassada
Principais reflexões:
- Com o futuro educador espero aprender a lidar com situações que estão além de ensinar.
- A melhor forma de lidar com alunos explosivos é ter conhecimento de sua realidade para poder orienta-lo sem julgamentos prévios.
- As palavras ditas sem pensar tem mais poder destrutivo do que se imagina e é difícil reverter depois que são ditas.
1.6 A Lição dos Gansos
Principais reflexões:
- O Trabalho em equipe beneficia a todos, pois quando um ajuda ao outro tudo se torna mais fácil e mais rápido.
- Na situação atual das escolas qual é o papel do professor? . Transmitir conhecimento ou ser o líder a ser seguido?
- O texto me fez refletir se tenho encorajado ajudado e apoiado meus líderes ou apenas os criticado.
1.7 A Assembleia na Carpintaria
Principais reflexões:
- Todos têm defeitos ninguém é perfeito, mas cabe a nós fazermos com que nossas qualidades se sobressaiam sobre nossos defeitos, assim seremos vistos com outros olhos mostrando na prática do que somos capazes.
- O professor tem de trabalhar o melhor de cada aluno, assim corrigindo seus erros e defeitos.
- “Duas cabeças pensando pensam melhor do que uma”, esse ditado deixa bem claro que o trabalho em equipe sempre trará melhores resultados.
1.8 Colheres de Cabo Comprido
Principais reflexões:
- No Trabalho em equipe cada indivíduo exerce uma função, aquilo em que ele se destaca, sendo assim para um bom resultado final todos tem de reconhecer as qualidades do outro. Sabendo que na vitória de um, todos sairão vitoriosos.
- Em um mundo tão competitivo como o nosso, ninguém faz nada sozinho, por isso o trabalho em equipe é essencial para o sucesso.
1.9 Faça Parte dos 5%
Principais reflexões:
- Tudo o que nos dispomos a fazer temos que fazer o melhor possível. Se tivermos a pressa ou a ambição de fazer várias coisas ao mesmo tempo nada sairá perfeito, por isso se formos fazer algo devemos nos concentrar e fazer bem feito, assim teremos feito algo que realmente importa.
- Como o texto descreve só o tempo dirá a qual grupo pertencemos, sendo assim sempre é tempo de nos posicionarmos da maneira correta.
- Cabe ao professor transmitir ensinamentos e conhecimentos a todos. Não cabe a ele decidir a quem terá esse privilégio.
1.10 O Homem e o Mundo
Principais reflexões:
- Ninguém sabe tudo, a aprendizagem é eterna. Todos os dias aprendemos algo novo, hoje com o tráfego de informações tão rápido, o futuro professor deve trabalhar em conjunto com seus alunos para um ensinamento e conhecimento mais completo.
- Será possível o homem resolver problemas entre homens e homens?...
- Quando o homem aprender a ouvir, dialogar mais, problemas serão mais facilmente resolvidos. A educação é à base de tudo.
1.11 Professores Reflexivos
Principais reflexões:
- O professor atual terá tempo para atuar não somente como educador, mas também como amigo, como alguém em quem o aluno pode confiar? Em um mundo tão globalizado em que se prioriza não perder tempo, o professor e o aluno passaram a ser apenas números. A escola hoje em nosso país deixou, infelizmente, de formar cidadãos para apresentar números.
1.12 Um sonho Impossível?
Principais reflexões:
- A educação básica no nosso país não forma cidadãos transformadores e sim cidadãos que se adaptam a sociedade. A educação deveria ter papel principal para diminuir a desigualdade social, mas não tem.
Ainda hoje alunos de classe média e alta tem muito mais acesso a meios de educação do que os alunos de classe baixa. Por esse motivo tem muito mais vantagem na disputa por vagas em universidades, universidades federais que no papel seria a chance de estudantes de classe baixa poderem se tornar cidadãos transformadores, tem a grande maioria de suas vagas ocupadas por estudantes de classe média e alta, por causa da grande desigualdade na educação recebida. Com isso nada muda, a elite se manterá no topo enquanto as massas continuarão se adaptando a sociedade.
...