JAISON PALADINI
Artigos Científicos: JAISON PALADINI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaison.p • 25/8/2013 • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
Estudos Dirigidos
Estudo dirigido 1: Radiação ultravioleta (UV) para esterilização
Onde é mais utilizada?
Utilizadas em salas cirúrgicas de hospitais e em câmaras assépticas de indústrias farmacêuticas, onde são envasados produtos estéreis e, ainda, na indústria alimentícia para o tratamento de superfícies contaminadas. Importante consideração prática, referente ao uso deste meio de destruição microbiana, é que a luz UV tem uma capacidade de penetração muito pequena. Mesmo uma fina camada de vidro filtra uma grande parte da luz e, assim sendo, apenas os microrganismos existentes na superfície de um objeto diretamente exposto à radiação UV são susceptíveis à destruição.
Tipo de material
R: Existem muitas lâmpadas que emitem alta concentração de luz UV na região mais efetiva, As lâmpadas germicidas emitem luz a 2537 angstrons, e são amplamente utilizadas para reduzir a população microbiana.
Qual contaminação reduz?
R:A aplicação da luz ultravioleta em hospitais se restringe à destruição de microrganismos do ar ou inativação destes em superfície.
Quais os desinfetantes mais conhecidos?
R: Fenóis e derivados do alcatrão de hulha (Fenol ou ácido carbólico, Cresol, Fenóis halogenados);
Alcalinos ( Soda Cáustica, Carbonato de Sódio, Cal);
Aldeídos (Formaldeido ou Formol, Glutaraldeido,
Halogênios e seus derivados ( Iodo, Cloro);
Clorhexidina
Álcoois (O álcool etílico ou etanol é tradicionalmente o mais comum e também o mais
Utilizado);
Substâncias oxidantes (água oxigenada);
Compostos orgânicos naturais (Extrato de
sementes cítricas: Grapefruit, Bergamot, Tangerina, Laranja. Extrato de Andrografis
peniculata, planta da Índia, estudada em 1992 por Kumar & Prassad, Universidade
de Bhagalpur, Índia. Extrato fluído de alecrim, extrato fluído de angélica, extrato
fluído de eucalipto).
É eficaz?
A radiação ultravioleta não pode ser utilizada como processo de esterilização. Fatores como matéria orgânica, comprimento de onda, tipo de material, tipo de microrganismo e intensidade da radiação interferem na sua ação germicida.
Além disso, a radiação não ionizante não tem poder de penetração, age apenas sobre a superfície onde os raios incidem e não atravessam tecidos, líquidos, vidros, nem matéria orgânica. Alguns autores relatam ainda que o vírus HIV tem alta resistência à luz ultravioleta.
Explique de modo resumido, como funciona esta técnica.
A radiação não ionizante é absorvida por várias partes celulares, mais o maior dano ocorre nos ácidos nucléicos, que sofrem alteração de suas pirimidas. Formam-se dímeros de pirimida e se estes permanecem (não ocorre reativação), a réplica do DNA pode ser inibida ou podem ocorrer mutações
Estudo dirigido 2: A radiação infravermelha empregada em fisioterapia e em procedimentos cirúrgicos na forma de laser.
O que a Anvisa diz?
R: O laser é o mais novo tipo de radiação introduzido no ambiente hospitalar. O laser pode ser perigoso quando utilizado em unidades cirúrgicas de corte, pois faz uso de potentes fontes de calor. Pode com facilidade causar queimaduras na pele e olhos.
A radiação infra-vermelha é usada para aquecimento e representa um risco no ambiente hospitalar por causa de seus aquecedores e o potencial para produzir queimaduras (33)
Quais os termos são empregados em avaliação e controle de riscos associados a radiações?
R: Medidor de radiação: instrumento de medição de grandezas associadas à radiação.
Medidor de contaminação: instrumento utilizado para a medição de contaminação , não projetado sobre o corpo humano.
Medidor de contaminação de pessoas: instrumento de medição de radiação associado à medição de contaminação externa.
Monitor de contaminação: medidor de contaminação que também tem a finalidade de fornecer sinais de alerta e alarme em condições específicas.
Monitor de radiação: medidor de radiação que também tem a finalidade de fornecer sinais de alerta e alarme em condições específicas.
Monitoração ambiental: medição contínua, periódica ou especial de grandezas radiológicas no meio ambiente, para fins
...