JUCEMG
Exames: JUCEMG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THARLIS • 11/3/2015 • 419 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Tema: A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG
Palestrante: Bruno Dávila Rosa Araújo – Supervisor do Escritório Regional de Governador Valadares
Relatório
No dia 24 de Novembro de 2014 recebemos no auditório da Faculdade Pitágoras, Campus Governador Valadares, a presença do Supervisor do escritório regional da Jucemg de Governador Valadares, Bruno Dávila, a convite do Coordenador do Curso de Ciências Contábeis Aías, para ministrar a palestra cujo tema foi: “A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais”.
A palestra nos trouxe bastante conhecimento a respeito da Junta Comercial de Minas Gerais, Autarquia Estadual que nós futuros contadores teremos muito que frequentar. De acordo com o palestrante Bruno Dávila a Junta tem a finalidade de executar e administrar, no Estado, os serviços próprios de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, bem como fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios. Ao longo dos anos a Junta passou por várias inovações. Foram destacadas algumas, como a implantação do Minas Fácil, serviço prestado pela junta em parceria com outros órgãos, cuja finalidade é facilitar o processo de abertura de uma empresa, podendo ser aberta em até 9 dias, um dos menores prazos, comparando com as juntas Comercias de outros estados, a implantação da Escola Permanente, instância direcionada para a capacitação e qualificação de todos os envolvidos em suas ações, o Via Única que é um sistema virtual que tem o objetivo facilitar a abertura de negócios, pelo procedimento, a Junta Comercial receberá apenas uma via do arquivo a ser protocolado, Chancela Digital, sistema que substituirá os selos de autenticação, funcionando como uma assinatura virtual, com o objetivo de dificultar e reduzir significativamente a falsificação de documentos, além de conferir maior validação, segurança e personalização dos processos e o processo de implantação do ISO 9001/2008, para garantir uma maior qualidade dos serviços prestados.
Fomos informados também a respeito de todos os serviços prestados pela junta, dentre eles destacam-se, abertura de empresa, bloqueio de CPF, Certidões, Consulta de documento e serviços, consulta de viabilidade, registros de livros mercantis, matricula para leiloeiro oficial, registro de balanço, etc.
Já com mais de 120 anos de existência e com 121 unidades em toda Minas Gerais, a Junta Comercial de Minas Gerais possui um objetivo social, gerar renda, criar empregos e possibilitar o crescimento do Estado e consequentemente do País.
A palestra foi encerrada com aplausos, enquanto isso a Professora Aparecida Badaró se encarregava de presentear o nosso palestrante como forma de agradecimento por proporcionar a nós graduandos de Ciências Contábeis informações que somarão ao nosso currículo profissional.
...