Juros Compostos
Pesquisas Acadêmicas: Juros Compostos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicajacob • 27/9/2013 • 646 Palavras (3 Páginas) • 473 Visualizações
CONCEITO MATEMÁTICA FINANCEIRA
Atualmente a matemática financeira é de extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais.
É uma área que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo.
A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento. Ou seja:
Principal ou Capital ou Valor Presente: Valor que está sendo emprestado ou investido.
Juro: Compensação paga pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento) para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juro (%).
Saldo: É a soma do Principal com o Juro em um determinado momento.
Parcela ou Pagamento: Valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
Juros Simples
No que diz respeito à definição de juro simples, trata-se dos juros que se obtêm de um investimento no tempo graças ao capital inicial. Como tal, o juro simples é calculado com base no capital principal, na taxa de juro e no período.O que importa ter em conta na hora de considerar o juro simples é o facto de os juros produzidos pelo capital num determinado período não se acumularem ao mesmo para gerar os juros correspondentes ao período seguinte.
Posto isto, o juro simples obtido através do capital investido será igual em todos os períodos em que o investimento surtir efeitos, desde que a taxa e o prazo não variem.
Juros Compostos
Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceito de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.
Cálculos financeiros básicos HP
Para a realização de cálculos financeiros básicos com a HP 12C (calculos de juros simples ou compostos) é preciso estar ciente das seguintes teclas:
...