Juros Simples E Compotos
Monografias: Juros Simples E Compotos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaaraujo1993 • 21/9/2013 • 267 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Definição e justificativa
Antes de explicar a diferença entre juros simples e compostos, é necessário entender o que são juros.
Pode-se dizer que juros representam a remuneração do dinheiro, ou capital, empregado numa determinada atividade produtiva. Ainda seguindo neste conceito, pode-se exemplificar da seguinte forma:
1- Quando uma pessoa aplica determinada quantia na poupança, ao final de um período, a mesma poderá retirar quantia que aplicou, mais os juros que correram no período em que o dinheiro esteve aplicado.
2- Ao adquirir um veículo, por exemplo, nos casos em que há financiamento, o comprador estará pagando o valor original, mais os juros, que neste caso, como no primeiro se tratam de juros compostos.
Acima temos 2 exemplos simples e presentes no cotidiano, da utilização dos juros. No primeiro caso, quem aplica o capital, recupera mais que o aplicado, devido ao juros. Enquanto no segundo caso, acaba pagando mais que o valor original do veículo devido também aos juros.
Depois de entendido o significado dos juros é preciso mencionar os tipos e diferenças de juros.
Juros simples, juros compostos e ainda podem ser empregados de forma mista.
Juros simples: O cálculo dos juros simples é baseado no capital inicial, período a período, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui com o passar do tempo. E podemos exemplificar com a fórmula:
FV=PV (1+ i.n), Onde:
FV: Valor futuro
PV: Valor presente
i: Tava de Juros
n: Número de períodos
Juros compostos: O cálculo dos juros compostos é baseado na soma do capital mais os juros do período. De forma que oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples. Podemos exemplificar com a fórmula:
VF= VP x (1+ i)n
...