Kitsch
Trabalho Escolar: Kitsch. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marrr • 16/3/2015 • 363 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
1. O termo kitsch tem duas explicas etimológicas plausíveis: - “o termo kitsch seria uma corruptela da palavra inglesa sketch. Quando turistas norte-americanos solicitavam aos pintores de Munique a confecção de um quadro (“I want a sketch”), esses pintores entendiam Kitsch. O termo passou a ser empregado a uma representação simplificada adequada a solicitantes de pouca cultura”; e ou –“ o termo seria derivado do verbo alemão verkitschen que significa ‘vender barato’, ou do sentido conotativo do verbo kitschen (denotação: tirar lama da rua, conotação: produzir objetos dando-lhes a falta aparecia de objetos antigos.)”
2. O kitsch apresenta-se como um substitutivo da arte, como uma comunicação ‘artística’ que não envolve o ‘fluidor’ em uma aventura de descobertas ativa do sentimento da obra, mas submete-o a um determinado efeito interpretativo pré-condicionado.
3. Quando uma obra atinge tamanho valor (Ex.: Mona Lisa), tamanho grau de prestigio, imobiliza a capacidade de interpretação do eventual ‘fluidor’ e o mesmo é levado a considera-lasimplesmente a partir da fama que adquiriu. Nestes casos, o Kitsch está do lado do ‘fluidor’ e não da obra de arte que continua como dito integra o ‘fluidor’ que lê o objeto com um valor pré-determinado.
4. Sim, desde que esses elementos já tenham sido conhecidos, gastos, divulgados e consumidos e/ou tenha tomado empréstimo de processos da vanguarda e os adaptou para confeccionar uma mensagem compreensível e desfrutável a todos.
5.
5.1. Cultura de Vanguarda: A cultura de vanguarda se coloca no limite da cultura de massa. É produzida por artistas e intelectuais que muitas vezes quebram padrões consagrados. Talvez possamos chamá-la de cultura criadora. É difícil hoje definir o que é vanguarda. Os meios de comunicação de massa difundem ou simplificam muitas dessas expressões. O que pode levar a vanguarda, muitas vezes, ao modismo consumista. Nestas situações, a vanguarda deixa seu papel de 'inovação' e passa a ser absorvida pela cultura de massa.
5.2. Cultura de Mediação:
5.3. Cultura de Massa:A cultura de massas é um produto industrial e como tal, está sujeita a muitos dos condicionalismos típicos de qualquer atividade industrial. Consumida por qualquer um com acesso aos meios de comunicação.
5.4. Kitsch:Quase sempre na suposta cultura de vanguarda. Uma produção que se auto intitula de alto nível, visando provocar efeito de boa cultura.
...