Knknknk
Exames: Knknknk. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigocdfaria • 17/3/2015 • 564 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
knknmkn lm2. Conhecer os processos de cognição social;
Impressões; Expetativas; Atitudes; Representações Sociais.
3. Definir impressões;
são noções que se criam no contacto com as pessoas e que nos dão um quadro interpretativo para as avaliarmos.
4. Explicitar a importância das impressões nas relações interpessoais;
Ao criarmos contacto com uma pessoa, não recolhemos toda a sua informação, mas antes aquela que se nos afigura mais importante e mais óbvia. Assim, depois de termos as primeiras impressões, vamos proceder à categorização da pessoa em questão, agrupando-a segundo características que achamos pertinentes. Esta atribuição inicial de grupos, influencia vivamente o nosso comportamento seguinte para com essa mesma pessoa porque acaba por nos mostrar, genericamente, o perfil psicológico dela.
5. Relacionar impressão e categorização;
A categorização permite um comportamento mais adequado à situação em questão e ajuda-nos a poupar tempo nas relações interpessoais.
Para a categorização são necessárias 3 avaliações:
- A afectiva – Percebemos se gostamos ou não da pessoa, à primeira vista. - A moral – Ponderamos os valores da pessoa e analisamos o seu carácter. - A instrumental – Averiguamos se é competente, capaz e responsável.
A primeira impressão é muito emocional e, por isso, tem grande influência no nosso comportamento futuro: se a pessoa me pareceu intriguista, mal formada e mesquinha, o meu comportamento para com ela não será, de certo, tão simpático e aberto como com aquelas pessoas que me pareceram simpáticas, honestas e humildes.
Assim, podemos afirmar que a categorização que provém da formação de impressões facilita e orienta o nosso comportamento, fazendo mesmo com que criemos determinadas expectativas em relação à pessoa, que encaixam na sua categoria.
6. Conhecer os tipos de indícios subjacentes à formação das impressões;
Na base da formação das impressões está a interpretação, isto é, nós percepcionamos o outro a partir de uma grelha de avaliação que remete para os nossos conhecimentos, valores e experiências pessoais:
. Indícios Físicos – remetem para características como o facto de a pessoa ser alta/baixa, magra/gorda, que podem remeter para determinado tipo de personalidade;
. Indícios Verbais – o modo como a pessoa fala surge como um indicador, por exemplo, de instrução;
. Indícios não Verbais – estes indícios remetem para elementos, sinais, que interpretamos como indicadores: o modo como se veste, como gesticula enquanto fala, são elementos que nos levam a inferir determinadas características;
. Indícios Comportamentais – é o conjunto de comportamentos que se observam na pessoa e que nos permitem classificá-la. O modo como os comportamentos são interpretados varia de pessoa para pessoa e remetem para as experiências passadas, para as necessidades daquele que os interpreta. Daí que um mesmo comportamento
...