LINGUAGEM NÃO VERBAL
Por: GLEICYLIRA • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 1.135 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Laureate Internacional Universities
CURSO DE DIREITO
LINGUAGEM NÃO-VERBAL
MANAUS
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Laureate Internacional Universities
CURSO DE DIREITO
GLEICY LIRA FERREIRA
LINGUAGEM NÃO-VERBAL
[pic 1]
MANAUS
2011
SUMÁRIO[pic 2][pic 3]
INTRODUÇÃO | 03 |
LINGUAGEM NÃO-FALADA | 04 |
CONCLUSÃO | 07 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 08 |
INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]
A comunicação é fundamental nas mais variadas relações entre pessoas, pois é através dela que se pode expressar sentimentos e ideias. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida.
A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela
linguagem não-verbal.
A linguagem não-verbal é comunicação que é não feita com sinais verbais, que não é feita com a fala e nem com a escrita. É realizada através da simbologia, como por exemplo, símbolos, ícones, gestos, sinalização e expressões faciais.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o quanto que estamos cercados no nosso dia a dia de linguagem não verbal e que por desconhecimento acabamos nem notando que um simples gesto está passando uma informação por mais que o emissor esteja insconsciente disso.
Ao nosso redor estamos cercados de linguagem não-verbal, basta saber como esta linguagem se manifesta no nosso cotidiano.
LINGUAGEM NÃO-VERBAL
Linguagem é todo sistema de sinais pelos quais sujeitos interagem com os outros. Segundo Ernani Terra, existem inúmeras linguagens: a linguagem do surdos-mudos, a linguagem das bandeiras em corrida de automóveis, a linguagem dos sinais de trânsito, a linguagem que falamos, etc.
De acordo com o sistema de sinais que se utiliza, a linguagem é classificada como: verbal e não-verbal.
Linguagem Verbal é aquela que para ocorrer a comunicação, utilizam-se palavras, usadas na fala e na escrita.
Tendo em vista que este trabalho aborda linguagem não-verbal, será dando ênfase somente nesta classificação.
Para manter uma comunicação não é preciso somente utilizar a fala, podemos utilizar por meio da linguagem não-verbal, outros recursos que acontecem naturalmente em relação a uma situação.
Para Ernani Terra, linguagem não-verbal é aquela que tem por base qualquer outro tipo de sinal, como cores, gestos, desenhos, sinais sonoros, etc.
Neste tipo de linguagem não é realizada por meio de sinais verbais nem pela escrita, pois não se utiliza palavras.
A seguir, exemplos de Linguagem não-verbal, com explicações:
- Sinais de trânsito: utilizados para orientar os motoristas. Por meio destes sinais, motoristas e pedestres, obterá informação de como agir. Os semáforos indicam quando o motorista deve prosseguir e quando deve parar. As placas por meio de símbolos indicam situações que o motorista deve atentar.
[pic 6][pic 7]
- Ícones: espécies de signo criado pelos homens, com a finalidade de estabelecer comunicação. Ocorre uma relação necessária entre a imagem e o conceito que ela representa, razão pela qual têm sido utilizados como uma espécie de linguagem universal.
[pic 8][pic 9][pic 10]
Segundo Ernani Terra, não importa em que país estejamos, ao deparamos com os signos universais sabemos distinguir imediatamente qual o banheiro masculino e qual é o feminino, que se trata de um lugar ou acesso reservado preferencialmente a cadeirantes e que é proibido fumar, como mostra as figuras acima .
Grandes organizações, utilizam vários tipos de linguagem não-verbal na divulgação de sua marca na mídia, por meio de propagandas. Exemplo disso é a criação de logotipos para que o consumidor possa associá-lo à marca, tornando-os a principal representação gráfica do produto ou serviço. Exemplo:
[pic 11][pic 12][pic 13]
- Linguagem corporal: o corpo fala. Aponta as mentiras, expõe verdades inconscientes, reforça as ideias, dá ênfase à comunicação, favorece ou dificulta o entendimento e promove a interação com emissor e receptor da mensagem.
Para Suraia Schelles (2008, p. 5)
A linguagem não-verbal é tão importante que, mesmo entre países de idiomas diferentes, entre povos com culturas diferentes, há uma compreensão da mensagem através da expressão não-verbal: um sorriso é sempre um sorriso, o choro é sempre choro, a arrogância é sempre arrogância, o nervosismo passado através de gestos como suor nas mãos, atitudes tensas, e assim por diante passam a mensagem, não importa se estamos de um lado do mundo ou do outro.
...