LIVROS CONTABEIS
Pesquisas Acadêmicas: LIVROS CONTABEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamiresfantato • 21/3/2015 • 744 Palavras (3 Páginas) • 758 Visualizações
LIVROS CONTABEIS
É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações Diárias de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada sempre antes da conta crédito.
Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.
LIVROS DE ESCRITURAÇÃO OBRIGATORIA E OUTRAS DETERMINAÇOES LEGAIS
A Escrituração ou o registro dos fatos por partidas dobradas nos livros contábeis é feito basicamente nos livros Diários e Razão.
O livro DIARIO pode ser substituído por fichas quando a escrituração for mecanizada (nesse caso, é possível escriturar o Diário e Razão simultaneamente). As fichas podem ser soltas ou continuas.
Os Livros e as fichas devem ser autenticados ante da escrituração. Quando a escrituração é realizada por meio de fichas, a empresa deve adotar livro próprio para a inscrição do Balanço Patrimonial e Resultado Econômico (a DRE) e manda-lo autenticar por órgão competente.
LIVRO RAZÃO
Durante muito tempo o Razão foi um livro facultativo, mas tornou-se obrigatório a partir da LEI Nº 8.218/91, Art.14, combinada com a LEI Nº8.383/91, Art.62. Em virtude de sua eficiência, é indispensável em qualquer tipo de empresa, sendo o instrumento mais valioso para o desempenho da Contabilidade.
No Razão agrupam-se os valores de forma racional, acolhendo os de mesma natureza nas Contas individualizadas;
O Razão e o Razonete são a mesma coisa. Na realidade, o Rozonete deriva do Razão; o Razonete é uma forma simplificada, uma forma didática do Razão.
RAZÃO ANALITICO E RAZÃO SINTETICO.
O Livro Razão Analítico, é um livro contábil que contém todos os lançamentos contábeis de todas as contas movimentadas do período informado, agrupando e totalizando por conta.
O Livro Razão Sintético (ou razão geral) que, com o próprio nome diz, sintetiza, resume, agrupa várias contas semelhantes, para facilitar a obtenção do total dos valores das contas de mesma natureza sem necessidade de a todo instante ter-se que soma-las.
LIVRO DIARIO
O Diário é um livro obrigatório para todas as empresas. No diário são registrados os fatos contábeis em Partidas Dobradas em ordem rigorosamente cronológica de dia, mês e ano.
o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda determinadas exigências e preencha certas formalidades. Estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior (formalidades extrínsecas) ou com a escrituração (formalidades intrínsecas).
A empresa que utilizar a escrituração mecanizada poderá substituir o Livro Diário por fichas seguidamente números(mecânica ou tipograficamente).
O atraso na escrituração do Diário não poderá ultrapassar 180 dias, sob pena de multa prevista pelo imposto de renda.
Os requisitos básicos para a escrituração(registro) dos fatos no livro Diário geral são:
• Local e data da operação (transação)
• Conta
...