LOAS E O REQUISITO DA MISERABILIDADE COMPARADO COM O PRINCÍPIO DA IGUALDADE
Artigo: LOAS E O REQUISITO DA MISERABILIDADE COMPARADO COM O PRINCÍPIO DA IGUALDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jusieli • 14/6/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 593 Visualizações
Benefício LOAS - Função Social e o Critério da Miserabilidade
Estudo sobre o benefício LOAS, sua função social e o critério da miserabilidade.
Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2012.
Indique aos amigos
Benefício LOAS – Função Social e o Critério da Miserabilidade
Conceito de Benefício de Prestação Continuada
O benefício de prestação continuada, que de acordo com Marisa dos Santos Ferreira: “Denominação imprópria porque, na sua maioria, os benefícios são de prestação continuada, uma vez que pagos mês a mês desde o termo inicial até o termo final.”[1]
O individuo deverá estar dentro rol taxativo do artigo 20 da Lei estudada deverá requer junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS para obter a uma “renda mínima” que por si só não teriam oportunidade de suprir a sua subsistência.
Requisitos para a concessão do benefício
Para obter o benefício, popularmente conhecido com benefício da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o individuo deverá se encaixar no rol do artigo 20 da Lei.
“Art. 20. O benefício de prestação continuada é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
§ 1o Para os efeitos do disposto no caput, entende-se como família o conjunto de pessoas elencadas no art. 16 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, desde que vivam sob o mesmo teto.
§ 2º Para efeito de concessão deste benefício, a pessoa portadora de deficiência é aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho.
§ 3º Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa portadora de deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
§ 4º O benefício de que trata este artigo não pode ser acu
...