Larissa
Dissertações: Larissa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa20279 • 27/3/2015 • 1.761 Palavras (8 Páginas) • 283 Visualizações
RESUMO
Capitulo 1: Dados que antecedem ao recrutamento e à seleção de pessoal.
1 Gestão de pessoas
Gestão de pessoas refere-se, às politicas e praticas de gerenciamento de pessoas, envolvendo liderança, poder, conflitos, tomada de decisão e outros pertinentes ao gerenciamento. Contudo também pode se referir a politicas e praticas de recursos humanos, um sistema com vários subsistemas, como: Recrutamento e seleção de pessoal, Cargos e salários, Benefícios e serviços, Educação corporativa, Medicina e segurança do trabalho, Departamento de pessoal, Serviço de pessoal e Relações trabalhistas.
O recrutamento e seleção faz parte de um subsistema de recursos humanos. O recrutamento buscas candidatos para participar dos processos de seleção, que escolherá aqueles que são compatíveis com o cargo e a cultura da organização.
Empresas de médio e grande porte mantem um departamento de recrutamento e seleção e muitas de suas funções são usadas por gerentes de outras áreas, por exemplo, a parceria com o selecionador para a descrição de cargos, entrevista e a escolha de candidatos para o seu setor. O conhecimento do selecionador dos recursos, também deve ser conhecimento de outras pessoas que ocupam cargo de comando. Em empresas de pequenos portes a escolha de um candidato é feita por um profissional do departamento de pessoal ou outro que exerça funções administrativas. Significativas mudanças têm sido observadas ao recrutamento e seleção.
2 Cultura organizacional
As pessoas e as empresas são diferentes. As pessoas diferem quanto à sua personalidade e as empresas diferem quanto à sua cultura organizacional. O sucesso de uma contratação profissional é o conhecimento da cultura da organização, pois é ela que determina o comportamento que o candidato deve ter para ser contratado.
Por meio de currículos, fichas de solicitação de emprego são escolhidas pessoas com conhecimentos técnicos e experiências. Na seleção são constatadas experiências, conhecimentos e a adaptação do candidato à cultura da empresa.
A cultura organizacional nasce com os fundadores e pode ser mantida e alterada pelos administradores que surgirá.
A cultura orienta os empregados quanto aos seus conhecimentos.
2.1 Elementos da cultura organizacional
Os elementos da cultura organizacional que são importantes para compreender e estabelecer os critérios de seleção é:
a)Filosofia da empresa: é a base de toda cultura organizacional, ela que vai definir, por meio de suas normas, regras e procedimentos, valores, representações e as crenças da organização o comportamento das pessoas que trabalham nela. Se os dirigentes acreditarem que só irá funcionar com autoridade ou se preferem um sistema democrática contratarão pessoas com essas características.
b)Ambiente físico: é a fachada, distribuição de salas, o layout, a tecnologia, a mobília e os demais objetos no ambiente físico. Determinado pela cultura, o ambiente físico tem múltiplas nas organizações. Algumas de suas funções são: Identificação da empresa, Distribuição de status, Propiciar ou bloquear as interações dentro da organização. O ambiente físico embute muitos valores da organização: estilos de salas e móveis sugerem tipos de vestimentas, relacionamentos e outros componentes que devem ser levados em consideração para a escolha daqueles que irão trabalhar.
c)Papel dos líderes: a cultura determina se os seu líderes serão democráticos, liberais, autoritários ou situacionais; em que deverão prestar atenção, o que avaliaram e encontrarão dentro da organização.
A cultura organizacional interfere em todos os todos os processos de recursos humanos.
Na seleção de pessoal, a cultura determinará os critérios para selecionar a pessoa adequada ao cargo; quem determinará os critérios é a própria cultura.
3 Estrutura organizacional
Define como as atividades das organizações são distribuídas, organizadas e comandadas, as mais encontradas são:
Em grande escala as mecanicistas, que possuem uma estrutura rígida e firmemente controlada. É caracterizada pela alta especialização do trabalho, pela extensa, cadeias de comando, margens de controle, alta formalização, rede de informação, pequena participação na tomada de decisão de membros.
Em menor escala tem a estrutura orgânica, utiliza equipe de trabalho, poucos níveis hierárquicos, pouca formalização e uma rede abrangente de informação.
Os tipos de estrutura direcionam as praticam gerenciais e o comportamento do gerente, que vão refletir em seus liderados (BANOV, 2009, P.12).
4 Missão, visão e valores da organização
Conhecer a missão, visão e valores da empresa são essenciais para levantar as competências organizacionais e ver se elas estão atreladas às dos ocupantes que preenchem ou preencherão cargos.
4.1 Missão
Refere-se o porquê a empresa existe, é a base e da sentida a sua razão social.
4.2 Visão
É o que a empresa espera ser do futuro; o que os sócios ou acionistas pretendem. A visão orienta as estratégias da empresa para conseguir alcançar.
4.3 Valores
Reflete as crenças e representações que serão valorizadas pela empresa, determinando comportamentos e atitudes que serão meritizadas ou punidos.
5 Mercado de trabalho
O mercado de trabalho refere-se às vagas oferecidas pelas empresas e é regulamentado pelo mecanismo de oferta e procura que se reflete nos critérios de seleção de pessoal e nos demais subsistemas de recursos humanos.
Está em oferta quando existem muitas vagas e poucos candidatos, nessa situação os critérios de seleção são menos rigorosos ou ate inexistentes, pois o numero de candidatos não é suficiente para preencher as vagas abertas e gera grande necessidade de treinamentos para compensar inadequações.
É necessário investir no recrutamento para atingir maior numero de candidatos.
Do ponto de vista do candidato, o mercado de trabalho em oferta facilita a obtenção da vaga mesmo que o candidato não seja qualificado (irá para o treinamento),
...