Leitura E Produção De Textos
Ensaios: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristofaro • 27/4/2013 • 6.866 Palavras (28 Páginas) • 895 Visualizações
ATPS Leitura e Produção de Textos
Faculdade Anhanguera Educacional São Paulo Pirituba
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação e Diversidade
Tutor presencial: Adriano
Alunos:
Alzira de Paula Viana Cristófaro
RA: 6271251462
Ana Caroline de Paula Viana
RA: 6271251482
Maria Luzineide Braga da Silva
RA:6819462536
Riboneide da Silva Viana
RA:6820464164
Silvia Maria Dellanhesi Baptista
RA:6505274518
São Paulo, de Abril 2013
Sumario
Introdução
Leitura e os Sentidos do Texto
Concepção de leitura
Foco no autor
Foco no texto
Foco na Interação autor-texto-leitor
A Interação: autor-Texto-Leitor
Estratégia de leitura
Objetivos de leitura
Leitura e produção de sentido
Leitura e ativação de conhecimento
Pluralidade de leituras e sentidos
Fatores de compreensão da leitura
Autor/Leitor
Texto
Escrita leitura: Contexto de produção e contexto de uso
Texto e leitura
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Vantagens da Leitura
Gêneros textuais
Gêneros Textuais ou Discursivos
Texto argumentativo
‘Introdução
A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta quanto mais
um aluno ler mais integrado com seu meio ele estará. A leitura é feita de diversas formas, umas das principais é utilizada pela escrita onde pode ser observável através de revistas, livros, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis por uma determinada sociedade.
Aqui podemos exemplificar algumas formas mais praticas e prazerosa para motivar a leitura entre jovens e adultos, a concepção de leitura mostra os conceitos apresentados para entender e compreender um texto, em estratégias de leituras pode ter vários caminhos de leitura onde se torna mais interessante o modo de ler as produções de sentido é aflorado no momento em que o leitor começa a compreender o texto e interpretar o texto, os gêneros textuais são extremamente importantes para a compreensão de um texto onde com eles podemos identificar e ter um conhecimento mais pleno e significativo. Aqui vamos identificar uma maioria de gêneros textuais para o entendimento e compreensão textual.
Leitura e os Sentidos do Texto
Concepção de leitura
A necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas.
Destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos.
O que é ler? Ler é uma atividade extremamente rica completa e também cultural e ideológica, pode ser um processo descoberto uma tarefa desafiadora ou mesmo lúdica.
Para que ler? A leitura tem uma grande importância em vários sentidos: aprender, falar bem, escrever bem.
Como ler? Como transformar a leitura em um ato prazeroso, não é um ato mecânico, deve ser um ato prazeroso, completamente desligado da ideia de obrigatoriedade.
Foco no autor
Conforme Koch (2002) afirma a concepção de língua, como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações que constrói ideias para que seja entendida pelo interlocutor.
Na concepção de língua representada pelo pensamento de sujeito como senhor de suas ações, ideias, do seu dizer, cabendo o leitor apena captar, a representação mental de suas intenções, o leitor passa a ter um papel passivo.
A leitura é entendida como atividade e captação de pensamentos, das ideias do autor, sem importar os conhecimentos e experiências à interação texto-leitor.
Foco no texto
Compartilhando com a concepção de diversos autores habilidades de decodificação e apontar ao texto nossos objetivos, ideia e experiências prévias.
O conceito leitura é um processo de aprendizagem, são transmitidas por códigos ou símbolos. A leitura consiste basicamente em quatro etapas como códigos visuais, auditivos, braile por cegos, “pictograma”, ou seja, objetivo ou conceito por meio de desenhos ou figurativos.
A leitura consiste basicamente em quatro etapas: A visualização: (um processo descontínuo, porque o olho não se desliza de forma continua sobre as palavras).
A fonação (articulação oral, consciente ou inconscientemente, através do qual as informações passa da vista a fala).
A audição (a informação que vai para o ouvido) e a celebração (a informação chega ao cérebro e termina o processo de entendimento).•.
Celebração (a informação chega ao celebro e teria o processo de entendimento) existem várias técnicas quando você começar a praticar a leitura, que permitem adaptar a maneira de ler segundo o objetivo que o leitor deseja alcançar. Geralmente, se procura maximizar a velocidade da leitura a compreensão do texto. Como estes objetivos são contrários entre si, à leitura ideal tem de ser um equilíbrio entre os dois.•.
Foco na Interação autor-texto-leitor
Diferenciando
...