Leitura E Produção De Textos
Casos: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosQuaglio • 1/9/2014 • 638 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Introdução
Sabendo da importância da leitura em nossas vidas, podemos considerar que temos a necessidade de cultivar esse hábito, principalmente entre jovens e crianças. Neste trabalho, vamos adordar este assunto, tal como os requisitos básicos para alcançar um bom entendimento da leitura. Vamos observar sua relevância, concepção e métodos adotados para facilitar o procedimento.
Conceito e Práticas de Leitura
A leitura é um processo de interação entre leitor e texto. É a forma como se interpreta um conjunto de informações ou um determinado fato. Consiste em uma prática importante para o desenvolvimento do raciocínio, do senso crítico e da interpretação. Além disso, aumenta o conhecimento, estimula a imaginação e ainda enriquece o vocabulário.
Um requisito essencial para a leitura é a compreensão. Quando compreende o que lê, o indivíduo coloca em prática estratégias de leitura que o faça alcançar seus objetivos. Nossa memória também é muito importante, pois através dela fazemos ligações com informações obtidas ao longo da vida e com os conhecimentos obtidos na leitura, podemos fazer análises, críticas, perguntas e comparações.
Para despertar o interesse, a leitura tem que ser dinâmica e conter pontos de interesse do leitor. Para tanto, o leitor busca fazer referências sobre suas experiências e a dos outros, leva em conta a posição que ele assume nessa sociedade, e com isso acaba se interessando em desvendar os múltiplos tipos de textos e conhecer a maneira de redigir adequadamente.
A concepção da leitura é formada através de três passos:
a) Foco no autor: onde o leitor tem papel passivo e apenas capta as intenções do autor
b) Foco no texto: é o processo pelo qual o leitor reconhece o sentido das palavras e estrutura do texto
c) Foco na interação autor-texto-leitor: o leitor tem papel ativo, pois aqui ele interage, interpreta e suas experiências para compreender o autor.
Uma vez compreendido estes três passos, o leitor inconscientemente começa a montar estratégias para iniciar uma leitura. Primeiro ele seleciona um texto a partir do que ele considera útil, depois passa a prever o que acontece no texto, observa o que fica implícito pelo autor, e por fim analisa se essas estratégias valeram a pena ou não.
Toda criança ou adulto que desenvolve a prática da leitura cria um grande esforço cognitivo para processar e compreender o significado do que está escrito, fazendo assim com que seja possível criar a capacidade de interpretação.
Estar inserido em uma sociedade revela qual o conhecimento do mundo e seus significados para este ser humano. A mente humana produz maneiras para organizar essas experiências de modo significativo, buscando ligações para a produção de sentidos. Capacidade essa que faz com que o indivíduo compreenda o que vê, ouve ou lê.
...