Leitura E Produção De Textos
Dissertações: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dmissano • 17/3/2015 • 3.012 Palavras (13 Páginas) • 250 Visualizações
CONCEPÇÃO DE LEITURA
A leitura é a extração é a atribuição de significado do texto.
Foco no autor - Texto Descendente.
Foco no texto - Texto Ascendente.
Interação Autor - Texto - Leitor: Leitor mergulha no texto, adotando papel ativo assim colocando seus conhecimentos na atribuição do sentido no texto.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Cada leitor desempenha tal habilidade de um modo distinto
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótono e difícil. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Então, vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo à leitura:
Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.
Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.
Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado através das imagens obtidas através da leitura.
Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.
Questionário – fazer perguntas sobre o texto torna a leitura fácil para algumas pessoas. Trata-se de elaborar um questionário sobre a leitura, o qual é respondido pelo próprio leitor, claro. Porém, há a possibilidade do mesmo tecer uma pergunta ao lado de cada parágrafo que julgar mais importante. Assim, quando ler a pergunta que fez, saberá do que se trata o parágrafo em questão.
Resumo – fazer uma síntese do texto à medida que lê. A cada período mais importante, o leitor escreve uma oração que o resume em um papel ou então no próprio livro, ao lado do parágrafo.
Essas práticas produzem gosto pela leitura e aprimoramento, tornando-a mais prazerosa e satisfatória. Agora é só escolher uma ou algumas e ler bastante!
LEITURA E A PRODUÇÃO DE SENTIDO
Ler é a complexa atividade no qual o leitor distante de seu autor, exerce papel ativo no processo de atribuição de sentido.
Maingueneau (2001) afirma que devemos utilizar nossas competências que foram adquirimos ao longo da vida para ler um texto sem que aja dificuldade. Essas competências são a enciclopédicas com o conhecimento do mundo, linguística que é o domínio do idioma no qual o texto foi produzido e por último a competência genérica que são os conhecimentos sobre gêneros de discurso em que a sociedade está inserida esse segundo Maingueneau pode variar de acordo com os indivíduos envolvidos.
LEITURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA E BIBLIOTECA DE CLASSE – REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS.
Biblioteca de Classe
Devemos pensar na leitura como pratica social, por isso é papel da escola proporcionar aos seus alunos a oportunidade á ela. E a biblioteca de classe é voltada ao acesso de diversos materiais de leitura e com isso a socialização dos alunos que mergulharam nessas obras.
A biblioteca de classe vem como um complemento para a grade de Língua Portuguesa proposta nos parâmetros curriculares. Sua maior proposta é fazer com que os alunos se interessarem e criar o habito da leitura, trabalhado com estudantes até 5° ano do ensino fundamental. Uma criança que se torna um leitor assíduo escreve e se expressa melhor auxiliando-o em toda sua jornada acadêmica. Enriquecendo os conhecimentos enciclopédicos e genéricos sobre o mundo onde Maingueneau (2001) um estudioso da Leitura afirma que assim se facilita a interpretação de outras obras e propicia a pesquisa tornando esse processo cada vez mais dinâmico e eficiente.
Essa biblioteca não só utiliza os livros propostos pelas instituições de ensino, mas também reuni diversos títulos para estimular uma leitura prazerosa, contando com revistas e jornais, artigos, gibis e livros com conteúdos variando de obras ficcionais e biografias às charges e tirinhas. Esses compartilham esse acervo e suas opiniões sobre as obras, criando um ambiente interativo com troca de experiências e informações biblioteca de classe não faz parte do acervo da biblioteca da escola e seus livros são de circulação continua entre os alunos de uma determinada classe.
GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA.
Os textos estão presentes no dia à dia de todas as pessoas em diferentes tipos e gêneros, facilitando assim a comunicação social. Bakhtin (1997) conceitua que a comunicação verbal é impossível a não ser por texto nos obriga à compreender as características de estrutura, ou seja como o texto é feito, mas também entender as condições sócias onde ele se aplica e em uma revista de grande circulação não é exceção.
“Conhecer um gênero de texto também é conhecer suas condições de uso, sua pertinência, sua eficácia, ou de forma mais geral, sua adequação em relação às características desse contexto social.”(BRONCKART, 1999, p. 48).
TEXTO 01
A entrevista é um gênero textual utilizado no meio jornalístico para se obter dados para notícias e reportagens. É uma
...