Liderança
Casos: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarryCaroline • 16/9/2014 • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 2.008 Visualizações
Dinâmica De Relações Interpessoais
Lideranças
Índice:
1- Liderança Autocrática
2- Liderança Democrática
3- Liderança Liberal
4- Liderança Situacional
5- Liderança Transformacional
1- Liderança Autocrática
Algumas das características desse estilo de liderança são:
* Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
* O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
* O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
* O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Exemplo de um Líder Autocrático:
Ernesto Guevara conhecido como Che Guevara:
A liderança autocrática ou autoritária tem uma característica principal de mobilizar as pessoas para uma visão, um objetivo. O autoritarismo não raramente é associado ao militarismo, onde os comandantes devem levar suas tropas motivadas e com os propósitos de vencer, fazer a diferença, mudar um cenário geralmente opressor e salvar suas vidas.Imagine um grupo que luta por interesses alheios arriscando suas vidas em longos dias de extrema privação.
A liderança autocrática de Che Guevara é baseada na autoconfiança, no carisma, na persuasão, nas suas decisões quase sempre unilaterais e orientações claras. Quanto a este item, é bastante perceptível a preocupação de Che em deixar as informações claras para todos os envolvidos: as regras rígidas, as reuniões de kick-off , reuniões gerais para repassar planejamentos , ou o gerenciamento de conflitos.
O estilo comando/controle, a obediência imposta e a disciplina obtida através de regras severas, são as marcas questionáveis desse tipo de líder.Che é um grande exemplo de liderança que guia para um ideal, um sonho, um quesito marcante desse tipo de líder autocrático.
2- Liderança Democrática
Algumas das características desse estilo de liderança:
* As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
* O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
* A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
* O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
* O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
Exemplo de um Líder Democrático:
Nelson Mandela
O líder sul-africano, que passou 27 anos na prisão por lutar contra o regime do apartheid, que separava brancos e negros.
É um tipo de líder estratégico que de dentro de prisões , ajudou a introduzir a democracia genuína na África do Sul. Isolado à força de seus companheiros de prisão, mesmo assim ele comandou reuniões secretas do governo cujo propósito era abolir o apartheid e permitir eleições livres. Depois disso, tornou-se o primeiro presidente negro eleito democraticamente.
* Mandela soube estabelecer políticas de integração;
* O equilíbrio foi o segredo de Mandela, a maneira de superar os obstáculos, era incansável;
* O líder sul-africano teve uma gestão de conciliação nacional;
* Foram 67 anos de luta para disseminar os ideais de igualdade;
* Mandela é um símbolo da paz, unidade e magnanimidade. Para o mundo, ele representa o triunfo do espírito humano sobre a adversidade. Ele é respeitado por sua generosidade, aliada ao espírito de liderança e humildade",
* Coragem, sacrifício, sabedoria e nobreza em sua vida — atributos que exigem nosso mais profundo respeito e que têm muito a nos ensinar.
* “A liderança é sobre pessoas e cada pessoa é importante”.
Mandela, não tinha um plano de negócios quando começou a sua missão. Tinha, somente, um respeito tremendo pelas pessoas.
* “ Aprenda a tratar todos os com quem contata com o máximo de respeito. Todos merecem a sua atenção. Isto deve ser uma rotina, bem como a sua disposição geral”.
Resumindo:
Mandela, um líder transformacional e estratégico:
* Comprometimento inabalável com uma visão de longo prazo de justiça e de esperança.
* Comportamento digno em relação aos que o enganaram, inclusive com seus carcereiros.
* Análise das possíveis consequências futuras das decisões tomadas com urgência, porém sem abrir mão de princípios.
* Agir sozinho sempre que necessário, mas sem trair os amigos e o partido.
* Articulação de argumentos complexos que, por fim, convenceram seus adversários.
* Sensibilidade em relação aos dilemas dos adversários, cedendo um pouco
...