Liderança
Casos: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamela1993 • 19/10/2014 • 4.817 Palavras (20 Páginas) • 2.928 Visualizações
Pergunta 1
•0 em 0,5 pontos
Habilidade (saber fazer) é um conceito que varia de autor para autor; porém, geralmente, são consideradas como algo menos amplo do que as competências, porquanto a competência é constituída por várias habilidades. É correto dizer, portanto, que:
I. A habilidade não pode pertencer a uma determinada competência, uma vez que esta mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.
II. A habilidade é inseparável da ação e exige domínio de conhecimentos.
III. As habilidades estão relacionadas com a capacidade de prática.
Resposta Selecionada: d.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Respostas: a.
Apenas a afirmativa I está correta.
b.
Apenas a afirmativa II está correta.
c.
Apenas a afirmativa III está correta.
d.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
• Pergunta 2
•0,5 em 0,5 pontos
Nas organizações, um dos aspectos do poder coercitivo está expresso pela violência e pelo assédio moral. Esse poder nasce do encontro entre a inveja e a perversidade. O assédio diz respeito à “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.” (HIRIGOYEN, 1998, p. 55) Ainda que o assédio no trabalho seja tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no começo da década de 1990 é que ele realmente foi identificado como um fenômeno destrutivo, não só reduzindo a produtividade, mas também favorecendo o absenteísmo (ausências dos empregados ao trabalho), devido aos danos psicológicos que envolvem. O assédio moral nas organizações, geralmente, nasce de forma insignificante e propaga-se pelo fato de as pessoas envolvidas não quererem formalizar a denúncia por medo de perder o emprego ou encararem de modo superficial o problema, deixando passar as insinuações e as chacotas; em seguida, os ataques multiplicam-se e a vítima é regularmente acuada, colocada em estado de inferioridade, submetida a manobras hostis e degradantes por longo período.
Essas agressões, não infligidas diretamente, provocam uma queda de autoestima e, cada vez mais, a pessoa sente-se humilhada, usada.
No poder coercitivo, as pessoas reagem por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem na concordância. Ele se apoia na ameaça ou na aplicação de sanções físicas como:
I. Infligir dor, geração de motivação através da promoção da liberdade de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros, trazendo dificuldades culturais.
II. Infligir frustração, geração de motivação através da promoção da liberdade de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas contraditórias para os outros, trazendo confusão na cultura estabelecida.
III. Infligir dor e geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle, à força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros, trazendo constrangimentos.
Resposta Selecionada: c.
Apenas a alternativa III está correta.
Respostas: a.
Apenas a alternativa I está correta.
b.
Apenas a alternativa II está correta.
c.
Apenas a alternativa III está correta.
d.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Feedback da resposta: Resposta correta é a C
Comentário: O poder coercitivo está relacionado à capacidade do gerente de punir como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas. A punição manifesta-se de várias maneiras, desde a advertência até a demissão; é uma poderosa ferramenta de intimidação, em especial de constrangimento. As questões culturais, neste contexto, são de menor valor.
• Pergunta 3
•0,5 em 0,5 pontos
Um líder eficaz em uma organização deve ter: habilidades cognitivas apropriadas ou habilidade mental e conhecimento; um grau realista de autoconfiança, característica que determina sua qualidade de manter-se calmo sob pressão; confiabilidade, _____________________ e, principalmente, inteligência emocional.
Qual alternativa preenche adequadamente o espaço aberto na frase acima?
Resposta Selecionada: a.
Característica que determina sua integridade comportamental.
Respostas: a.
Característica que determina sua integridade comportamental.
b.
...