Liderança
Tese: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiko206 • 10/9/2013 • Tese • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 245 Visualizações
Aula 2 – Liderança
Bibliografia Básica:
CHOWDHURY, S.; PRAHALAD, C.K; SENGE, P.M. Administração do Século XXI: o modo de gerenciar hoje e no futuro. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.
COSTA NETO, P.L.O.; CANUTO, S.A. Administração com qualidade: conhecimentos necessários para a gestão moderna. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
RIBEIRO NETO, J.B.M.; TAVARES, J.C.; HOFFMANN, S.C. Sistemas de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. 3. Ed. São Paulo: Senac-SP, 2008.
1. Sistema de Liderança
a. Teoria dos Traços da Personalidade: Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Liderança inata.
b. Teoria da Liderança Situacional: Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe.
c. Teoria dos Estilos de Liderança: Esta teoria aponta quatro estilos de lideranças: autocrática, democrática, liberal e paternalista.
• Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder mesmo determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
•
• Liderança democrática: Conhecida como liderança participativa ou consultiva. Este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate.
•
• Liderança Liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida, autônoma e que não necessita de supervisão constante. Este tipo de liderança é comumente utilizado em equipes maturas. Cuidado: Por outro lado, a liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, inativa e ausente, onde a omissão do líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
•
• Liderança Paternalista: Em termos profissionais o paternalismo é uma tipo de atrofia da liderança, onde o líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar que os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.
2. Cultura de Excelência
Quais são os passos básicos para o alcance da cultura da excelência?
Inicialmente a liderança tem que ser comprometida com o conceito da excelência e deve mostrar compromisso em exceder resultados em todas as áreas da empresa. É necessário reforçar o conceito da liderança e disseminar a cultura de excelência na organização para que as pessoas busquem fazer as coisas certas o tempo todo. Quando esse conceito é incorporado pela cultura, diminui-se a necessidade de supervisão e controle. Por isso é importante trabalhar na sedimentação da excelência como cultura, pois as atitudes conseqüentes passam a ser naturais, e não resultantes de cobrança e controles das lideranças.
Qual o papel do indivíduo/funcionário para a conquista da qualidade e excelência nos serviços e produtos?
Não existe empresa excelente se não houver pessoas excelentes trabalhando nela. O conceito de excelência é diferente da perfeição – tolera-se erros didáticos, aqueles que promovem aprendizagem. Já a perfeição é uma condição ideal. A excelência é uma busca contínua para resultados cada vez melhores. Podemos citar as empresas de Classe Mundial como exemplo, onde a cultura reforça o conceito da excelência, assim cada um se sente responsável e comprometido com o seu trabalho e com os resultados da organização.
3. Análise do desempenho da organização
a) Indicadores de desempenho
Existem indicadores para diferentes áreas, de acordo com muitas metodologias. Estes indicadores dão dimensões e medidas sobre o desempenho da empresa em todas as áreas. Ex:
- Indicadores operacionais: demonstram a relação entre quantidade de trabalho a ser realizada em relação ao tempo;
- Indicadores de custos: mensuram os gastos na realização da atividade produtiva;
- Indicadores financeiros: que são normalmente utilizados na avaliação de empresas e podem apresentam alguns grupos de trabalho, como por exemplo, Patrimônio Líquido, Liquidez, Rentabilidade, etc.
Um indicador chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator (KPI)), mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos permitem que o objetivo seja alcançado. KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.
Os indicadores de desempenho tiveram sua aplicação estendida às mais diversas questões referentes aos negócios e empresas. Com os recursos disponíveis de TI, pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico na empresa.
Cabe aos altos executivos e suas equipes, definirem quais serão os indicadores de desempenho, pois em uma empresa podem existir diversos
...