Linguagem de entrada: conceitos, processos cognitivos e conseqüências pedagógicas
Tese: Linguagem de entrada: conceitos, processos cognitivos e conseqüências pedagógicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: falc • 17/1/2014 • Tese • 616 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
Disciplina EDF5022
Língua Escrita: Concepções, Processos Cognitivos e Implicações Pedagógicas
Área de Concentração: 48134
Criação: 13/09/2010
Ativação: 13/09/2010
Nr. de Créditos: 8
Carga Horária:
Teórica
(por semana) Prática
(por semana) Estudos
(por semana) Duração Total
2 2 6 12 semanas 120 horas
Docente Responsável:
Silvia de Mattos Gasparian Colello
Objetivos:
Tomando a língua escrita em uma dimensão ampla e a sua aprendizagem como um processo complexo e multifacetado, a disciplina pretende repensar concepções, aprofundar na compreensão dos processos de aprendizagem e também dos mecanismos condicionantes da sua evolução. As diversas possibilidades de sutura entre conceitos e implicações pedagógicas, tendências de produção da escrita e diretrizes didático-metodológicas, impasses e desafios no ensino a língua materna têm por objetivo ampliar a compreensão acerca do tema e re-alimentar a possibilidade de novas pesquisas na área.
Justificativa:
Historicamente, concepções restritas acerca da língua escrita têm sustentado práticas pedagógicas inconsequentes que, não raro, subestimam a complexidade dos processos de aprendizagem. Muitos projetos de ensino falham pela frágil articulação de seus meios e metas à compreensão dos condicionantes sócio-pedagógicos e dos processos cognitivos na conquista da língua escrita. Para além da aprendizagem do sistema notacional, a alfabetização merece ser tomada pela perspectiva da “cultura escrita”, um processo contínuo e multifacetado, cuja compreensão está longe de se esgotar. Na busca de aprofundar o entendimento das relações entre a língua, a escrita, a educação, o ensino e a aprendizagem, o curso pretende repensar o escrever dentro e fora da escola, uma temática relevante que, indiscutivelmente, desafia educadores e pesquisadores da educação.
Conteúdo:
1. A língua escrita como objeto de conhecimento, ensino e aprendizagem 2. A contribuição das pesquisas psicogenéticas e os processos cognitivos envolvidos na aquisição da escrita 3. A escrita e a aprendizagem da escrita na perspectiva sócio-histórica: a contribuição de Vygotsky e Bakhtin 4. Alfabetização e letramento 5. O ensino da língua escrita no projeto educativo 6. A escrita e a leitura no contexto das práticas escolares
Forma de Avaliação:
Trabalhos escritos feitos ao longo do curso.
Observação:
Bibliografia:
ABAURRE, B. FIAD, R. E MAYRINK-SABINSON, M. L. Cenas de aquisição da escrita.Campinas: 2002
ARANTES, V. A. (org.), LEITE, S. & COLELLO, S. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAIT, B. (org.) Bakhtin:
...