Lista de redes 1
Por: gustavoheriques • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1] CAMPUSUBERLÂNDIA | CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA 1ª ESTUDO DIRIGIDO DE REDES DE COMUNICAÇÃO: 49238 PROFESSOR: MSc. GUSTAVO MOREIRA |
Aluno (a): ______________________________RA: _______________ Turma: _____
Valor: 1,0pts Nota: ___________.
INSTRUÇÕES
- Esta atividade deverá ser obrigatoriamente postada no DIÁRIO DE BORDO da disciplina EM FORMATO PDF até o dia 29/02/2016.
- Nomeie seu arquivo da seguinte forma: ED1_NOMEDOALUNO.PDF
- Para essa atividade utilize como base os livros texto da disciplina.
- Formate suas respostas com a seguinte fonte: ARIAL – Tam 11 – Cor Cinza.
- A conformidade da formatação e trabalhos iguais poderão prejudicar sua nota.
Primeira Parte (Questões de revisão: Capítulo 1 - Kurose):
- O que é um protocolo? Defina com suas palavras. Dê exemplos de protocolos utilizados nas redes de comunicação.
- Quais são os dois tipos de serviços que a Internet provê para as suas aplicações? Apresente algumas características de cada um destes serviços.
- Que vantagens tem uma rede de comutação de circuitos em relação a uma rede de comutação de pacotes?
- Considere a transmissão de uma série de pacotes de um host transmissor a um host receptor por uma rota fixa. Liste os componentes do atraso que formam o atraso fim-a-fim para um único pacote. Quais destes atrasos são constantes e quais são variáveis?
- Explique os objetivos e diferenças entre controle de fluxo e controle de congestionamento.
- Este problema elementar começa a explorar os conceitos de atraso de propagação e de transmissão, dois conceitos centrais em redes de computadores. Considere dois computadores, A e B, conectados por um único enlace de taxa igual a R bps. Suponha que esses computadores estejam separados por m metros e que a velocidade de propagação são longo do enlace seja de s metros/segundo. O computador A tem de enviar um pacote de L bits ao computador B.
- Determine o atraso de trasmissão, dtrans , em termos de L e R.
- Ignorando os atrasos de processamento e de fila, obtenha uma expressão para o atraso fim a fim.
- Suponha que o computador A comece a transmitir o pacote no instante t = 0. No instante t = dtrans , onde estará o último bit do pacote?
- Suponha que dprop seja maior que dtrans. Onde estará o último bit do pacote no instante t = dtrans?
- Suponha que dprop seja menor que dtrans. Onde estará o primeiro bit do pacote no instante t = dtrans?
- Suponha que s = 2,5 x 10 8 m/s, L = 100 bits e R = 28 kbps. Para qual distância m, dprop é igual a dtrans?
Segunda Parte (Prática)
- O utilitário Traceroute serve para nos mostrar por onde um pacote (ou datagrama) IP trafega quando é enviado. Esse utilitário é muito útil e, no Windows, está disponível com o nome de tracert. O Traceroute funciona enviando sucessivos pacotes IP de ping com o valor do TTL (time to live) iniciando em 1 e aumentando até o ping ser respondido pelo destino. Isso faz com que o pacote IP "morra" cada vez mais longe da origem. Para cada vez que o TTL chega a zero (o pacote "morre"), o roteador onde isso ocorreu envia um pacote ICMP (Internet Message Control Protocol) para aorigem. Desta forma, a origem tem como saber qual é o endereço do roteador onde o pacote IP “morreu” e conseqüentemente a rota dele até o destino. A saída do Traceroute indica para cada salto (ou hop), o tempo de três pacotes enviados e o endereço do roteador correspondente. Montando a seqüência de 1 até o final, podemos ver por onde o pacote IP foi roteado até o destino.
- Descubra a sintaxe básica do tracert para IPv4. (Sugestão: no Windows, neste caso, não digite ‘/’ após tracert).
- Quantos saltos (hops) cada Traceroute faz até os destinos abaixo?
b.1) http://www.ufsc.br
b.2) http://www.uniube.br
b.3) http://www.ucla.edu
- Construa uma tabela dos roteadores identificados em cada Traceroute executado com intervalos mínimos de três horas. As rotas mudaram em função do momento de execução do Traceroute?
- Tente identificar o número de ISPs por onde os datagramas IP usados pelo Traceroute trafegaram. Os roteadores com nomes e/ou endereços IP similares devem ser considerados como parte de um mesmo ISP. Neste experimento, qual foi o maior atraso entre ISPs adjacentes encontrado?
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com