Lições De Arquitetura
Ensaios: Lições De Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alineokabe • 29/3/2015 • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 478 Visualizações
Capitulo1
Espaço público: área de acesso de todos e manutenção de todos, bem comum.
Há uma certa desintegração das relações humanas básicas por conta da divisão de espaço público e espaço privado
Não deve se dividir o público do privado e privado do público, as duas oposições na verdade se completam
Polarização, dualidade
E para os arquitetos isso não existe, não se leva em consideração os extremos, especificar, exclusividade, particular, singular e sim a junção de tudo e "conversação" entre oposições
Pensar no individual e no coletivo eh algo específico, não aborda o geral "o individualismo vê a humanidade....."
Individualismo x coletivismo
Capitulo2
A titulação de privado e público dependem de um referencial
Demarcações territoriais: cerca, portão, entrada
As demarcações territoriais nos permitem ter ou não acesso a áreas dependendo de quem pode ou nao
Respeito da demarcação, consenso comum
Existem vários espaços públicos no qual não são exatamente público, e, nestes casos não merecem definições por se tratar de espaços públicos com caráter privado ou até mesmo o contrário. Mas ao contrário do que se parece esse modo de utilização de espaço da certo por se tratar de uma questão de respeito, de interesse mútuo
Capitulo3
Diferenciação territorial
Diferentes tipos de pisos, elevação do nível da área, portas com vidros, portas sem vidros são várias técnicas para diferenciar as salas de uma construção, ou cidade etc
Estabelecimentos de espaços
Capitulo4
Espaços com características diferentes dependem de vários fatores, alguns deles são o público alvo, o propósito/a finalidade do espaço, os ou o responsável pelo espaço.
Todos esses fatores concluem um espaço com determinada característica
A possibilidade, por exemplo em um prédio de uma empresa, de organização pessoal dos escritórios dependem ainda da estrutura geral do espaço, o quanto ela permite que os indivíduos personalizem e cuidem dos seus devidos escritórios, ou seja, tenha responsabilidade e saiba cuidar como se fosse um espaço privado. Além disso depende da finalidade do projeto, se é interessante ou não ajustar espaços em que os operários sintam como espaços privados.
Uma vez que o ambiente é tido como de responsabilidade individual há uma necessidade mútua de cuidar do seu próprio espaço, assim como em um ambiente planejado em que não tenha necessidade da intimidade do operário este passa a não modificar o espaço.
Expressividade pessoal x Limpeza e ordem
O ambiente pode afetar os indivíduos que nela exercem trabalho
Arquitetos e projetistas podem formar ambientes que influenciam/afetam o desenvolvimento dos trabalhadores em questão
Capitulo5
Projetos em que há uma necessidade de planejar algo com maior envolvimento entre o público, em que tenha responsabilidade mútua entre os indivíduos é considerada um tipo de lar. A exemplo de salas de aula em uma escola, no qual os moradores, ou alunos, tem seu próprio espaço como lar, tendo projetos, trabalhos e materiais guardados na sala, ou seja uma maior intimidade entre os indivíduos com a sala.
Capitulo6
Em transposições de espaços podemos encontrar coberturas acima da porta, além de bancos e carpetes, esse pequeno espaço é considerado um intervalo.
O intervalo não é considerado nem o espaço privado e nem o espaço público, é apenas um pequeno espaço para o indivíduo se sentir à vontade para entrar no espaço privado como também se sentir à vontade para sair para o espaço público, transmitindo hospitalidade.
Além disso podem ser considerados um intervalo as soleiras, muros, meia-porta, etc.
Capitulo7
O intervalo quebra a ideia de uma divisão extrema entre o espaço público e o privado havendo, assim, uma simultaneidade, ou seja, um espaço que seja igualmente acessível por ambos os lados, o privado e o público.
Entre utilizar para espaço privado e utilizar para espaço público existe um respeito para ambos os lados. A exemplo de calçadas residenciais em que moradores podem plantar sem interferir o espaço dos perdestes.
Podemos concluir que a demarcação privada em espaços públicos devem, acima de tudo, respeitar o espaço público.
Capitulo8
A construção de uma obra pública deve, primeiramente, ser voltada para seu público em questão. Porém o fato de ser voltada para o público não consiste em apenas agradar o público, mas também, transmitir uma responsabilidade do indivíduo para o espaço.
Por exemplo um lar de idosos no qual parte de um morador a ideia de criar animais, a medida em que a criação de animais é algo mútuo e parte dos próprios moradores a ideia flui, porém se a criação de animais começar a crescer e se tornar necessário a imposição de administrados a ideia passa a ser impessoal e não fazer
...