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Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

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Regionalismo

A atividade de extensão aconteceu no polo de Amambai, foi apresentado conteúdos sobre regionalismo da região. Um grupo apesentou sobre a erva mate mostrando desde o inicio como funcionava, outro mostrou como é o dia a dia de um professor branco em sala de aula em aldeias indígenas.

O meu grupo apresentou um prato típico da nossa região a “sopa paraguaia”, muitas pessoas que não conhece este prato se assusta quando chega em uma residência e é convidado pra apreciar este prato, antes de ver do que se trata a pessoa logo pensa se tiver no verão “sopa neste calor!”. Muitos aceita só por educação e outros até recusa, mas quando vê aquela torta de milho com cebola e muito queijo aceitam.

Dizem alguns historiadores da culinária local que cozinheira errou a mão, jogou farinha de milho demais na panela e, na hora de servir o jantar, em vez da sopeira levou uma travessa de torta à mesa. Seria apenas mais uma mudança de cardápio doméstico se o dono da casa não fosse o ditador Carlos Antônio López, manda-chuva, m’buruvichá, do Paraguai entre 1844 e 1862.

O nome da cozinheira se perdeu —quem iria mesmo se lembrar do nome de uma cozinheira paraguaia?. Mas López gostou tanto da iguaria que passou a mandar servi-la com freqüência. Nascia por acaso um prato nacional: a sopa paraguaia —sopa que não é sopa, que exige garfo e faca e que foi transformada em prato típico de um povo pelo absolutismo de um caudilho.

Existem outras histórias, claro. Ou variações da mesma história. Veja esta que conta que o prato teve origem em 1840, durante o governo do presidente Carlos Antonio López, quando a distraída cozinheira do chefe de Estado esqueceu-se de tirar do fogo uma sopa comum de milho, que acabou se solidificando. Temendo a reação do presidente, ela apresentou o alimento como uma inovação culinária a qual deu o nome de sopa paraguaia. Hoje a sopa é um prato típico por excelência, ao lado da chipa.

E tem mais. Existem pelo menos três outras versões distintas para o fato do prato receber o nome de sopa, quando se trata na verdade de uma torta —ou suflê— de milho com queijo e cebola, sendo mais um exemplo da grande influência que a cultura paraguaia tem na nossa região.

Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa como manda o figurino (das sopas), que os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865/1870). Como era difícil transportar algo líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual. Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com Mato Grosso do Sul, significa torta, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”.

O prato é típico do Paraguai, onde sopa quer dizer ensopado (originalmente a sopa era um caldo que foi engrossado durante a Guerra do Paraguai para poder ser transportado pelos soldados) e, embora a receita seja sólida, trata-se da sopa paraguaia.

Foi servido o prato feito por brasileira e outro por paraguaia para mostra a diferença pois no brasil são varias receita e uma paraguaia que se prese nunca troca a receita elas seguem a risca. Os dois pratos teve boa aceitação.

Com a atividade

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