Logística Reversa Da Coca-cola
Pesquisas Acadêmicas: Logística Reversa Da Coca-cola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: a.sousa • 2/5/2014 • 487 Palavras (2 Páginas) • 10.564 Visualizações
LOGÍSTICA REVERSA DA EMPRESA COCA-COLA BRASIL
Definição
A logística reversa é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo, reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc.
A importância deste processo reside em dois extremos:
* As regulamentações que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares);
* Na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo. Com o aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento.
A postura da Coca-Cola
A Coca-Cola Brasil celebra a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A nova Lei define o modo como as empresas e governos devem lidar com o lixo que produzem, criando sistemas de logística reversa e incentivando a reciclagem.
Tais regras definidas na nova Lei já fazem parte das práticas diárias da Coca-Cola Brasil, que investe fortemente na reciclagem e melhorias das embalagens de seus produtos, hoje são mais de 200 cooperativas apoiadas com equipamentos e capacitação em gestão promovendo a inclusão social em todo o país.
Coca-Cola Brasil está contribuindo para um mundo cada vez mais positivo. Sua linha consciente de embalagens sustentáveis, já está fazendo uma grande diferença para nossa natureza.
Bottle-to-Bottle, Plant Bottle e a nova Crystal Eco são os tipos de embalagens sustentáveis que integram essa família.
Botle-to-Bottle são garrafas feitas do PET reciclado de outras garrafas. A forma mais inovadora de reciclar o PET desenvolvida até hoje; Plant Bottle nada mais é do que uma embalagem feita até 30% à base de cana-de-áçucar, uma fonte renovável que diminui a dependência do petróleo e emite menos CO2, além de ser 100% reciclável; e a nova Crystal Eco, uma garrafa flexível que depois de usada pode ser totalmente retorcida, ocupando menos volume e abrindo mais espaço para a sustentabilidade.
Projeto “Reciclou Ganhou”
Desde a sua criação o projeto promoveu a reciclagem de 178 milhões de embalagens sendo 30 milhões de garrafas PET , 135 milhões de lata de alumínio, 8 milhões de latas de aço e 5 milhões de caixa TetraPak, totalizando 3,9 mil toneladas de material reciclado. O projeto funciona a partir de parcerias da Coa-Cola com os fabricantes, cooperativas de catadores , escolas, associações e igrejas.
O projeto não só é um programa educacional e ambiental como também atua na área social, resgatando a dignidade de desempregados e moradores de rua. Doa equipamentos, uniformes, caminhões e prensas, e ainda benefciam entidades, que trocam seus comprovantes de coletas de material por prêmios de seu interesse, como computadores, veículos e livros.
Em 1992, a Coca-Cola foi uma das fundadoras do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), dedicada à promoção da reciclagem. Trabalha para concientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem
...