Logística Coca-Cola em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA)
Por: mcbr_87 • 9/6/2019 • Projeto de pesquisa • 3.377 Palavras (14 Páginas) • 1.562 Visualizações
COCA – COLA: A HISTÓRIA
No dia 8 de maio de 1886 começou a história da Coca-Cola em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA). O farmacêutico John S. Permberton quis criar um xarope para solucionar os problemas de digestão e dar energia. O resultado? A bebida com a fórmula mais secreta e famosa do mundo. A farmácia Jacobs foi a primeira a comercializá-la. Era só o início de uma história que já celebrou os seus 130 anos![pic 1]
Pemberton rapidamente se apercebeu que a sua invenção poderia ser um êxito. O seu contabilista Frank Robinson foi quem idealizou a marca e desenhou o seu logotipo: nasceu, então, Coca-Cola. Em 1891 fundou-se The Coca-Cola Company, formada também pelo farmacêutico Asa G. Candler, o seu irmão John S. Candler e Frank Robinson. Dois anos depois registaram a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial dos EUA. Nos primeiros anos do século XX mais de 400 fábricas começaram a engarrafar Coca-Cola nos Estados Unidos, Panamá, Canadá e Cuba.
Nasce a garrafa mais famosa do mundo
Com a bebida chegando a cada vez mais pessoas através de diferentes engarrafadores, surgiu um problema: cada empresa utilizava garrafas distintas, o que acabava por criar confusão entre os consumidores, que encontravam vários modelos em cada local. Por isso, em 1915 realizou-se um concurso para se desenhar um modelo único de garrafa.
O vencedor foi Alexander Samuelson, e todos têm em mente como foi a sua proposta porque a garrafa contour, que é o seu nome oficial, é, juntamente com o logotipo de Coca-Cola, um dos ícones mais reconhecidos da Companhia.
O sucesso da lata
Nos anos 20 criou-se a primeira caixa para seis garrafas (o famoso six-pack), que facilitava o transporte e a distribuição da bebida. No final da década, as vendas das garrafas superaram as dos dispensadores da bebida.
Durante os anos 40 eram os soldados americanos que ajudavam a popularizar a bebida em todo o mundo ao lutar na Segunda Guerra Mundial. Para poder facilitar o seu transporte, criou-se um novo modelo mais resistente e fácil de transportar: a lata de Coca-Cola. O seu êxito, mesmo depois da Guerra, fez com que se continuasse a utilizar. Em 1945 registou-se a marca Coca-Cola, que já se encontrava nos mais variados anúncios publicitários desde 1941.
[pic 2]
Coca-Cola na atualidade
A Companhia não deixou de crescer. Primeiro, começou por vender nove copos de Coca-Cola por dia na sua farmácia de Atlanta, e agora conta com mais de 24 milhões pontos de venda em 200 países, vende 1.900 milhões de unidades ao dia e cria emprego a mais de 71.000 pessoas!
A marca Coca-Cola é considerada a mais valiosa do mundo segundo a consultora Interbrand. Sabias também que é a palavra mais famosa do planeta com um grau de reconhecimento de 94% da população mundial e o segundo termo mais reconhecido do mundo depois da expressão “Ok”? Mas nem tudo é Coca-Cola: a Companhia comercializa mais de 500 marcas e 3.500 produtos, entre as bebidas com ou sem gás, sumos e cafés. Possuí quatro das cinco marcas de bebidas refrescantes mais famosas do mundo: Coca-Cola, Coca-Cola Light, Fanta e Sprite; e no total as suas 17 marcas estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares.
No Brasil a Coca-Cola chegou em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. A empresa fabricou no Recife, em Pernambuco, os seus primeiros refrigerantes em solo brasileiro, visando atender às Forças Armadas dos Estados Unidos, que utilizavam a cidade como base militar.
FORNECEDORES
A respeito de quais são os fornecedores, a empresa responde: “O fornecedor é a própria Companhia Coca Cola”.
O Sistema Coca-Cola no Brasil é integrado pela Divisão Brasil da The Coca-Cola Company - que abrange a Coca-Cola Indústrias Ltda. e a Recofarma Indústrias do Amazonas Ltda. - e por 39 fábricas engarrafadoras, operadas por 16 grupos empresariais independentes, que atuam em regime de franquia. Essa estrutura absorve cerca de 25 mil pessoas, além de gerar cerca de 250 mil empregos indiretos.
As empresas franqueadas têm um contrato de fabricação no qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola dentro do rigoroso padrão de qualidade da The Coca-Cola Company.
As fábricas encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de vendas.
FÁBRICAS
Cariacica Cariacica / Andina
Rio de Janeiro Rio de Janeiro / Andina
Ribeirão Preto Ribeirão Preto / Andina
Goiânia Goiânia / Refrescos Bandeirantes
Brasília Brasília / Brasal Refrigerantes
Santa Maria Santa Maria / CVI Refrigerantes
Campo Grande Campo Grande / FEMSA
Curitiba Curitiba / FEMSA
Itabirito Itabirito / FEMSA
Jundiaí Jundiaí / FEMSA
Marília Marília / FEMSA
Maringá Maringá / FEMSA
Porto Real Porto Real / FEMSA
Americana Americana / Leão
Linhares Linhares/ Leão
Belém Belém / Grupo Simões
Manaus Manaus / Grupo Simões
Porto Velho Porto Velho / Grupo Simões
Macaíba Macaíba / Solar BR
Arapiraca Arapiraca / Solar BR
João Pessoa João Pessoa / Solar BR
Maceió Maceió / Solar BR
Maracanaú Maracanaú / Solar BR
São Luís São Luís / Solar BR
Suape Suape / Solar BR
Teresina Teresina / Solar BR
Várzea Grande Várzea Grande / Solar BR
Vitória da Conquista Vitória da Conquista / Solar BR
Sorocaba Sorocaba / Sorocaba Refrescos
Uberlândia Uberlândia / Uberlândia Refrescos
Antônio Carlos Antônio Carlos / Vonpar
Porto Alegre Porto Alegre / Vonpar
Santo Ângelo Santo Ângelo / Vonpar
Simões Filho Simões Filho /Solar BR
Fernandes Pinheiro Fernandes Pinheiro / Leão
Fazenda Rio Grande Fazenda Rio Grande / Leão
Recofarma / Fábrica de concentrados ecofarma / Fábrica de concentrados
...