Lubrifil
Exames: Lubrifil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tialindao • 18/11/2013 • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 3.360 Visualizações
UNIDADE DE CONDICIONAMENTO (LUBRIFIL)
O AR COMPRIMIDO
O ar apesar de insípido, inodoro e incolor, é percebido através dos ventos e pelo impacto sobre o nosso corpo, desse modo, concluímos que ele tem existência real e concreta, ocupando lugar no espaço. O ar é um fluído altamente compressível, que quando comprimido e controlado, é utilizado com os melhores graus de eficiência na execução de operações sem fadiga,
economizando tempo e fornecendo segurança ao trabalho.
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto; remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, travamentos e desgastes das partes móveis do sistema.
PREPARAÇÃO DO AR COMPRIMIDO
O ar atmosférico é uma mistura de gases, principalmente de oxigênio e nitrogênio, e basicamente de três tipos de contaminantes: água, óleo e poeira. O compressor ao admitir ar, aspira esta mistura e ao comprimir, adiciona a esta mistura o calor.
Sabemos que a quantidade de água absorvida pelo ar está relacionada com a sua temperatura e volume.
Ao comprimirmos o ar, temos o aumento da pressão pela redução do seu volume, e elevação da temperatura; como a capacidade de retenção da água pelo ar está relacionada com a temperatura, não haverá precipitação no interior das câmaras de compressão. A precipitação de água ocorrerá quando o ar sofrer um resfriamento, seja em um resfriador ou na linha de distribuição,
na proporção em que se resfria.
A presença desta água condensada nas linhas de ar, causada pela diminuição de temperatura, terá como consequências, a oxidação da tubulação e dos componentes pneumáticos, a destruição da película de lubrificante existente entre duas superfícies em contato, com a redução da vida útil das mesmas, o arraste de partículas sólidas que prejudicarão o funcionamento dos
componentes pneumáticos e outros tantos efeitos indesejáveis. Portanto, é da maior importância que a água, os resíduos de óleo e
os demais contaminantes sejam removidos do ar comprimido para evitar danos aos dispositivos e máquinas pneumáticas.
Após passar pelo processo de produção, tratamento e distribuição, o ar comprimido deve sofrer um condicionamento final antes de ser usado; filtragem, regulagem de pressão e introdução de uma certa quantidade de óleo para a lubrificação de todas as partes mecânicas dos componentes pneumáticos.
A utilização de uma unidade de serviço é indispensável em qualquer sistema pneumático. Esta unidade de serviço é composta de filtro, válvula reguladora de pressão, lubrificador e manômetro; são chamados de “Unidade de Preparação de Ar Comprimido”, ou simplesmente “Conjunto Lubrefil”. O LUBRIFIL tem a função de limpar o ar, possibilitar a regulagem da pressão de alimentação necessária ao acionamento do automatismo e lubrificação das partes mecânicas dos componentes pneumáticos.
UNIDADES DE PREPARAÇÃO DE AR COMPRIMIDO
São dispositivos indispensáveis para o correto funcionamento dos equipamentos pneumáticos e aumento da vida útil de seus
componentes.
São instalados nas linhas de alimentação dos circuitos, tornando o ar comprimido livre de umidade e impurezas, com a pressão necessária regulada, e lubrificado conforme a necessidade de cada equipamento para a otimização do seu funcionamento.
As unidades de preparação para ar comprimido são constituídas basicamente de filtros, reguladores de pressão e lubrificadores.
FILTRAGEM DO AR COMPRIMIDO
A função dos filtros de ar comprimido é reter as impurezas suspensas no fluxo de ar procedentes da rede de distribuição, bem como a umidade (água condensada) presente.
O Filtro de ar atua de duas formas distintas:
Pela ação de força centrífuga
Pela passagem de ar através de um elemento filtrante.
FILTRO DE AR – DRENO
Drenos são dispositivos fixados na parte inferior dos copos, que servem para eliminar o condensado e as impurezas, retidos pela ação de filtragem. Podem ser manuais ou automáticos (ideal para locais de difícil acesso).
REGULAGEM DO AR COMPRIMIDO
Um sistema de produção de ar comprimido atende à demanda de ar para vários equipamentos pneumáticos. Nem sempre todos estes equipamentos atuam na mesma pressão.
Grande número de equipamentos operando simultaneamente, fazendo que a pressão caia devido a pico de consumo.
Elemento pneumático atuando com pressão maior do que o necessário.
...