Lusófona
Tese: Lusófona. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamilasoares • 5/11/2013 • Tese • 4.801 Palavras (20 Páginas) • 171 Visualizações
Caderno 39 ] Prefeitura MuniCiPal de ouroPreto
LÍNGUA PORTUGUESA
Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome
INSTRUÇÃO: leia, atentamente, o texto a seguir e, com base nele, responda às questões de 01 a 10. Volte a ele sempre que julgar necessário.
Origem e significado do nome:
1. O nome Ouro Preto foi adotado em 20 de maio de 1823, quando a antiga Vila Rica foi elevada à cidade. “Ouro Preto” vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade. O primeiro nome da cidade foi Vila Rica. Depois, foi Vila Rica de Albuquerque, por causa do Capitão General Antônio de Albuquerque Coelho Carvalho, então go- vernador das capitanias de Minas e São Paulo. Foi D. João V quem mandou retirar o “Albuquerque” do nome e adotou o “Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar”, para homenagear a padroeira da cidade. 2. Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião. 3. Em 1711, dá-se o conflito emboaba, luta pela con- quista de terras entre paulistas, portugueses e baianos. O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para
implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, devido à Coroa e assumir o comando do território, fazendo de Felipe dos Santos sua primeira vítima, em 1720. 4. Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política. 5. A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes. 6. Com a Independência, recebe o nome de Ouro Pre- to e torna-se a capital de Minas até 1897. É instituí- da Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerado Patrimônio cultural da Humanidade, pela UNESCO. 7. O surgimento e apogeu da arte colonial em Minas Gerais - barroco mineiro - é um fenômeno inteiramen- te ligado à exploração do ouro, acontecido no século XVIII, que veio criar uma cultura dotada de característi- cas peculiares e uma singular visão do mundo. 8. À medida que se expandia a atividade mineradora, o barroco explodia na riqueza de suas formas, na pom- pa e no fausto de suas solenidades religiosas e festas públicas, vindo marcar, de maneira definitiva, a socie- dade que se constituiu na região. 9. Ouro Preto - hoje Patrimônio Histórico Mundial - re- presenta inquestionavelmente a síntese da arte colo- nial mineira, não apenas pela expressão de sua histó- ria, mas pelas excepcionalidade do acervo cultural que preservou. Fonte: Secretaria de Cultura de Ouro Preto (texto adaptado)
QUESTÃO 01 O propósito comunicativo do texto: “ História de Ouro Pre- to” é sobretudo o de a) apresentar a cidade, contemplando nela aspectos ge- ográficos positivos e negativos. b) divulgar atributos relacionados às histórias imaginá- rias de Ouro Preto. c) esclarecer sobre o significado e viagens de explora- ção do ouro nas minas gerais. d) informar de uma maneira objetiva os fatos históricos gradativos da cidade.
3
Prefeitura MuniCiPal de ouroPreto[ C aderno 39 ]
QUESTÃO 02
Analise os seguintes trechos retirados do texto:
I. Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. II. Em 1711, dá-se o conflito emboaba, luta pela conquis- ta de terras entre paulistas, portugueses e baianos. III. Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política. IV. Ouro Preto - hoje Patrimônio Histórico Mundial - re- presenta inquestionavelmente a síntese da arte colo- nial mineira, não apenas pela expressão de sua his- tória, mas pelas excepcionalidades do acervo cultural que preservou.
As frases em que o vocábulo ou expressão grifada pode ser retirada, sem que haja alteração de sentido no texto, são.
a) apenas as frases I e II. b) apenas as frases II e III. c) apenas as frases III e IV. d) apenas as frases I e IV.
QUESTÃO 03
Para o desenvolvimento do texto, o articulador faz uso de vários recursos, EXCETO de
a) dados históricos. b) inserção de discurso direto. c) fatos relevantes para a formação histórica. d) relato de acontecimentos.
QUESTÃO 04
Baseando-se na estruturação do texto, a CORRETA orde- nação dos parágrafos se deu por meio de (da)
a) tempo e espaço, de maneira a contextualizar os fatos narrados. b) contraste e paralelo, o que visa explicitar ideias não reveladas. c) exemplificação, para dar suporte um ponto de vista apresentado, anteriormente. d) apresentação de razões, uma vez que há vozes cre- denciadas no contexto.
QUESTÃO 05
Em todas as alternativas, o termo sublinhado refere-se a uma palavra ou a uma expressão que o antecede no tex- to, EXCETO:
a) “Ouro Preto” vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade. b) Foi D. João V quem mandou retirar o “Albuquerque” do nome e adotou o “Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar”, para homenagear a padroeira da cidade. c) Em 1980 é considerado Patrimônio cultural da Huma- nidade, pela UNESCO. d) Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII.
QUESTÃO 06
A linguagem utilizada no contexto, sobre a origem e sig- nificado do nome de Ouro Preto, no 1º §, pode ser con- siderada
a) conotada, uma vez que se articula em um contexto literário. b) denotada, pois se assemelha a de um dicionário. c) informal, porque há indícios de incorreções gramati- cais. d) prolixa, já que se articula
...