TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua 2 a 3 anos

Seminário: Língua 2 a 3 anos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Linguagem Dos 2 aos 3 anos

A linguagem da criança começa a se parecer com a do adulto. A cada dia, ela incorpora novas palavras ao seu vocabulário, e sua utilização é cada vez mais precisa. A média gira em torno de 300 palavras, mesmo que ele ainda não compreenda algumas por completo. O pequeno agora se expressa com frases mais complexas. Combina substantivos com verbos e adjetivos. Começa a parar de se referir a si mesmo por seu nome (Pedro, Maria), ou como "nenê", e passa a utilizar o pronome "eu". Mas ainda não usa artigos ou preposições. A razão fundamental é que estas palavras não são acentuadas na entonação da frase, e, para a criança, a prioridade são as sílabas acentuadas. Ela possui uma grande capacidade reconhecer as palavras-chave de uma frase e se fazer entender com elas.

Aos 3 anos, já é capaz de expressar o que pensa, deseja e sente com palavras claras. As conversas, jogos e canções com seus pais, integrantes de sua família, professores e amigos são ocasiões insubstituíveis para colocar em prática o que aprendeu e continuar enriquecendo sua linguagem.

Algumas dicas para estimular o desenvolvimento da linguagem

- Cada criança tem seu tempo de aprendizado, e é preciso respeitá-lo. Apesar de ser importante estimular nosso filho, não é bom obrigá-lo a cumprir uma meta se ainda não estiver maduro para isso.

- Fale com ela filho com frequência (sem pressioná-la), não apenas para dar ordens, mas para perguntar e explicar coisas.

- Converse com ela enquanto realiza tarefas prazerosas, como jogar, tomar banho, passear ou ler, em um tom carinhoso e alegre.

- É importante sempre falar com a criança usando palavras com sentido, mesmo que ela ainda não as entenda, em vez de usar sons guturais que ela armazenará em seu cérebro sem uma utilidade posterior.

- Não corrija as palavras que ela expressa de forma inexata, mas repita-as corretamente. Quando ela disser "vô cocá o pato", você deve dizer, por exemplo, "sim, você vai colocar o sapato"

- Ajude-a a completar suas frases para enriquecer sua linguagem

- Reconheça suas conquistas com um sorriso e um elogio.

- Evite qualquer comparação, pública ou privada, com seus amiguinhos.

- Escute-a com paciência e faça-a sentir que o que ela está contando é interessante. Assim, ela aprenderá que, para que uma verdadeira conversa se estabeleça, é tão importante falar como ouvir.

O desenvolvimento da linguagem na criança de 3 anos

As crianças de três anos são curiosas e acham o mundo muito divertido, infinitamente interessante e obtêm enorme prazer com os novos relacionamentos fora da família, tanto com amigos da sua própria idade quanto com adultos. É um momento que ela começa descobrir a vida em grupo.

É uma época em que a linguagem floresce; muitas parecem conversar interminavelmente, perguntando, fazendo comentários e dando relatos detalhados do que viram, fizeram ou imaginaram. E são perguntas uma atrás da outra:

Quando é que vamos ao parque?

Quando papai vai chegar?

Quando a chuva vai para podermos sair?

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com