MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
Ensaios: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzaninhans • 17/3/2014 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 1.096 Visualizações
MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
1. INTRODUÇÃO
Este experimento tem como interesse:
A iniciação dos acadêmicos de Química à pratica de laboratório no conhecimento das vidrarias assim como a sua manipulação de forma correta de acordo com as suas medidas volumétricas;
Para este divido aferimento de vidrarias é necessário tenhamos conhecimento da densidade da água (A água-H2O pura tem sua maior densidade em 3,984ºC que é 999,972 kg/cm3)1 e do uso correto da balança; utilizou-se como forma de aferimento, pesar as vidrarias e logo em seguida adicionar a quantia de 10mL água, pesar novamente para que se observasse a diferença em seu peso, comparando assim estes valores entre as vidrarias tendo como observação a densidade da água-H2O.
O efeito da pesagem de um objeto com diferentes temperaturas;
Pesamos uma cerâmica quente e seguida pesamos novamente em temperatura ambiente, para avaliarmos se houve variação de peso.
E por fim a determinação de densidade de um objeto que em nosso caso será o cobre-Cu.
Como forma de determinar a densidade do cobre-Cu temos como conhecimento que (a densidade do cobre-Cu e de 8920 kg/m3)2, utilizou-se como procedimento, pesar um pedaço de cobre-Cu, em seguida adicionar em uma proveta 5mL de água, colocar o pedaço de cobre-Cu dentro notar a variação de volume e empregar a formula da densidade para determinar a densidade do cobre-Cu.
2. OBJETIVOS
• Introduzir de forma correta técnicas manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias.
• Observar alteração de massa, de acordo com a temperatura do objeto.
• Determinar a densidade de um objeto.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Pêra de sucção
Béquer
Erlenmeyer
Balança Analítica
Pipeta Graduada
Pipeta Volumétrica
Proveta
Balão Volumétrico
4. NORMAS DE SEGURANÇA
O experimento não possui nenhum risco a integridade física dos acadêmicos, o único procedimento a ser tomado é o respeito às normas de uso e permanência no interior do laboratório.
5. PARTE EXPERIMENTAL
5.1 Aferimento das medidas volumétricas das vidrarias;
a. Pesou-se um béquer de 50mL, em seguida adicionou-se 10mL de água, pesou-se novamente este béquer com água para obter a variação de massa.
b. Pesou-se uma proveta de 10mL, em seguida adicionou-se 10mL de água, pesou-se novamente esta proveta com água para obter a variação de massa.
c. Pesou-se um béquer de 50mL, em seguida pipetou-se e adicionou-se com uma pipeta graduada 10mL de água, pesou-se novamente este béquer para obter a variação de massa.
d. Pesou-se uma proveta de 10mL, em seguida pipetou-se e adicionou-se com uma pipeta volumétrica 10mL de água, pesou-se novamente esta proveta para obter a variação de massa.
e. Pesou-se um béquer de 50mL e uma proveta de 10mL, em seguida adicionou-se 10mL de água na proveta pesou-se , transferiu-se a água da proveta para o béquer, pesou-se novamente esta proveta para obter a variação de massa.
5.2 Pesagem de objeto em diferentes temperaturas;
a. Pesou-se um pedaço de cerâmica quente, logo após este pedaço de cerâmica atingir a temperatura ambiente pesou-se novamente para obter a variação de massa
5.3 Obter densidade de um objeto (do cobre-Cu)
a. Pesou-se um pedaço de cobre, adicionou-se 10mL de água em uma proveta, em seguida colocou-se o pedaço de cobre dentro da proveta para obter a variação de volume.
6. RESULTADOS E DISCUÇÕES
Temos os seguinte resultados do experimento 5.1:
a. Massa do béquer de 50mL = 36,262g
Massa do béquer com água = 44,585g
Variação de massa entre as pesagens = 8,323g
Taxa de erro absoluto3 = -1,676g
Taxa de erro relativo3 = -16,76%
Podemos observar que levando em consideração a densidade da água temos uma taxa de erro absoluto e erro relativo é muito alta.
b. Massa da proveta de 10mL = 21,596g
Massa da proveta com água = 31,369g
Variação de massa entre as pesagens = 9.773g
Taxa de erro absoluto3 = -0,226g
Taxa de erro relativo3 = -2,26%
Podemos observar que levando em consideração a densidade da água temos uma taxa de erro absoluto e erro relativo é baixa.
c. Massa do béquer de 50mL = 36,263g
Massa do béquer pipetado com água com a pipeta graduada = 46,080g
Variação de massa entre as pesagens = 9,817g
Taxa de erro absoluto3 = -0,182g
Taxa de erro relativo3 = -1,82%
Podemos observar que levando em consideração a densidade da água temos uma taxa de erro absoluto e erro relativo é baixa porem muito longe do ideal.
d. Massa do béquer de 50mL = 36,898g
Massa
...