MERCADO DE MOBILIÁRIO
Projeto de pesquisa: MERCADO DE MOBILIÁRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guimcr • 8/10/2014 • Projeto de pesquisa • 623 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa analisar a evolução do mercado moveleiro, o crescimento de novos produtos que levaram os consumidores e produtores a optarem pelo mercado de móveis sob medida. Esse trabalho tem por objetivo mostrar o crescimento do mercado de móveis sob medida, mostrando os motivos que impulsionaram o seu avanço e traçar o perfil da população que busca esse mercado.
No que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho foi utilizado projeto de decoração feito com material MDF (chapa de fibra de média densidade) e MDP (painel de partículas de média densidade) mostrando em detalhes todo o processo desde a matéria prima até o produto final na casa do consumidor.
2 MERCADO DE MÓVEIS SOB MEDIDA
No Brasil nos últimos anos devido a escassez da madeira maciça e a proibição do desmatamento, surgiu no mercado novos materiais para a fabricação de móveis, o (MDF) fibra de média densidade, e o (MDP), painel de partículas de média densidade (MDP). Com essa nova tendência economicamente mais barata para os consumidores e com o crescimento imobiliário, a procura por marceneiros e fábricas de moveis sob medida aumentou em todo o país, principalmente pela classe C dos brasileiros.
A construção civil vem impulsionando esse mercado durante alguns anos, por causa da facilidade que o brasileiro tem de comprar a casa própria e também pela construção de empreendimentos de menor metragem, que com isso o consumidor opte a mobiliar seu imóvel sob medida. Com esse investimento o consumidor pode fazer seu próprio projeto onde pode escolher cores, materiais, tamanhos, tipo de matéria prima, e também possa otimizar o espaço com bom gosto e bem estar.
De acordo com o núcleo de inteligência de mercado do Instituto de Estudo e Marketing Industrial, entre 2009 e 2013, o segmento que mais cresceu em número de unidades produtoras foi o de móveis de madeira, com alta de 25%, em media o segmento vem crescendo aproximadamente 5% ao ano, com estimativa de 3,5% para 2014.
Com o aumento efetivo à procura deste tipo de produto, notamos um aumento em mesma proporção de empresas que faz este tipo de serviço.
Hoje, o Brasil conta com 18,2 mil empresas produtoras que atuam no setor moveleiro nacional, juntas essas unidades são responsáveis por cerca de 300 mil pessoas empregadas, diretamente e indiretamente na produção. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de unidades produtoras, com 39,6% e 38,5% do total, respectivamente. Em seguida a região Nordeste com 12,3%, a região Centro-oeste com 7,1% e por último a região Norte com 2,5%, segundo Marcelo Prado, diretor do IEMI, como descreve o gráfico abaixo.
Assim como há móveis para todos os gostos, há públicos para as diversas opções de produtos sob medida. Basta saber o que pretende cada consumidor para sua casa e procurar o profissional mais adequado para realizar seus desejos, a demanda por esse serviço independe da classe social, porém, a classe C dos brasileiros é responsável 46,5% desse consumo, Com este investimento o consumidor pode fazer seu próprio projeto onde pode escolher cores, materiais, tamanhos,
...