MODELO PIM I GESTÃO FINANCEIRA
Por: Bruno Wottikosky Layber • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.381 Palavras (22 Páginas) • 2.056 Visualizações
[pic 1]
Manual PIM I
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
[pic 2][pic 3]
Sumário
[pic 4]
1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 3
2. INTRODUÇÃO AO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I 4
3. OPERACIONALIZAÇÃO DO PIM I 8
4. DICAS ÚTEIS 9
5. ESTRUTURA DO PROJETO 10
6. ORIENTAÇÕES DETALHADAS 12
7. PROCEDIMENTOS DE ENVIO DO PROJETO 19
8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO 21
9. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO 25
[pic 5]
Serviço Social[pic 6]
1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira decorre de uma demanda excessiva por profissionalização no mercado de trabalho. Essa necessidade, por sua vez, é motivada pelos desafios impostos inerentes à competitividade presente nos diversos setores produtivos da economia brasileira.
Consequentemente, a área financeira pode representar um papel importante em nossa sociedade ao auxiliar, de modo eficiente, diversos processos de tomada de decisão constantes nas mais diversas organizações. Para tanto, o gestor financeiro deve se caracterizar como um profissional cujo conhecimento técnico seja sólido, atual e dinâmico.
O administrador financeiro de hoje está mais ativamente envolvido com o desenvolvimento e a implementação de estratégias empresariais que têm por objetivo o crescimento da empresa e a melhoria da sua posição competitiva. Por isso, muitos altos executivos vêm da área financeira1.
Com base nesse pressuposto, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP foi concebido para a adequação das tendências contemporâneas e necessárias à construção de caminhos para a profissionalização, a partir de trilhas formativas e de atualização permanente, de acordo com a realidade de um mercado de trabalho que segue em constante modificação.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP tem a missão de contribuir, por meio de um processo rigoroso de ensino e aprendizagem, para a formação de pessoas capacitadas que contribuirão para a realização do sucesso das organizações e para a prática e o exercício da cidadania.
A partir de uma perspectiva prática e de acordo com a missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem o propósito de contribuir para o conhecimento profundo dos princípios da administração financeira, assim como de suas relações sociais existentes,
1 Faz referência ao livro “Princípio de administração financeira”, do autor Lawrence J. Gitman, Editora Pearson Prentice Hall, 12. ed., 2010.
[pic 7]
3
Manual de Estágio[pic 8]
fazendo com que o aluno seja capaz de elaborar juízos de valores e ensaios de superação, onde for necessário, em sua futura prática profissional.
Outra possibilidade inerente ao Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM consiste em desenvolver no aluno a devida instrumentação profissional teórica, prática e legal, que lhe permita intervir nas rápidas e constantes mudanças sociais e de mercado, tomando decisões gerenciais que respondam às necessidades das organizações.
Por último, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM também se propõe a habilitar o aluno, em sua atuação profissional, nas mais eficientes técnicas gerenciais de identificação, registro, acumulação e interpretação das situações patrimoniais e financeiras, a fim de desempenhar suas funções com senso de responsabilidade social, em um mundo globalizado e em constante transformação.
Vale ressaltar que, de uma perspectiva acadêmica, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM consiste, em última análise, em um projeto de pesquisa com caráter acadêmico. Assim, trata-se, nesse caso específico, de um projeto que se propõe a ampliar o entendimento do mundo em que vive e trabalha o pesquisador (isto é, o aluno).
Dessa forma, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM visa a desenvolver, no aluno, o significado subjetivo dirigido ao fenômeno das organizações sob a perspectiva da gestão financeira, a partir de suas experiências.
2. INTRODUÇÃO AO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
O Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I consiste no desenvolvimento de um projeto em formato de pesquisa acadêmica, com propósito de propiciar condições à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento prático de uma série de conceitos teóricos, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma organização (empresa).
Assim, o fenômeno ou objeto de estudo do pesquisador no PIM I consiste em uma organização (empresa de mercado) e deve ser escolhida para a realização da referida
[pic 9]
4
[pic 10]
Serviço Social[pic 11]
pesquisa, aplicando suas percepções, suas análises e suas conclusões por meio da metodologia científica.
2.1 Pesquisa Qualitativa
O Projeto Integrado Multidisciplinar I consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, pois trata de um meio para explorar o significado que os profissionais de mercado e os membros da comunidade acadêmica atribuem ao fenômeno das organizações, sob a perspectiva da gestão financeira.
...