MOEDASECREDITOS Atualizaod
Artigo: MOEDASECREDITOS Atualizaod. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: micheleclaro • 5/10/2014 • 3.760 Palavras (16 Páginas) • 196 Visualizações
Uniplan – Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
MOEDAS E CRÉDITOS
Profª: Mirizete
Turno: Vespertino sala: 06
Alunas:
Michele Claro
Gabriela Costa
Poliana Sales
Maria Brandão
Muriel Lima
Karen Matias
Cleonice Sousa
Cleide Farias
Lucinalva Almeida.
Olívia Oliveira
Rosana
Sumário
Introdução 2
1 - Em que consiste a oferta de moedas? 3
2 - Conceituem e expliquem quais os principais meios de pagamento 3
3 - Falem a respeito das moedas brasileiras tanto no que tange aos nomes (cruzado, cruzeiro, reais etc) como em relação aos seus valores na época. 4
4- O que é e quem monitora a oferta de moeda na economia? 5
5 - Quais as principais funções do Banco Central? 6
6 - O que é politica monetária? 6
7 - Explique de forma resumida como ocorre a oferta de moeda pelos bancos comerciais. 7
8 - Comente a respeito da demanda (ou procura) da moeda 8
9 - Qual o papel da taxa de juros nas economias dos países e em relação aos agentes econômicos (empresas, consumidores e governo)? 9
10 - Comente sobre a finalidade bem com as atribuições dos seguintes órgãos: 10
11 - Tabelas – taxas de juros do Banco Central do Brasil atuais e histórico de taxas de juros 13
Conclusão 14
Referências 15
Introdução
A moeda é utilizada a todo o momento. Sabe-se a importância de possuí-la, no entanto, poucas vezes se tem a noção de suas origens, do motivo pelo qual foi criada e de suas reais funções. Sabe-se que há uma certa quantia de moeda circulando, mas dificilmente se sabe como se dá a oferta e a demanda deste importante mecanismo de troca que é a moeda.
Serão apresentadas as características da moeda e crédito e, o desenvolvimento da unidade monetária que nos acompanha, bem como, a sua importância para a sociedade brasileira e mundial como um todo, pelas vantagens que oferece e, por suas próprias funções de troca, pagamentos, reserva de valor e denominação. Também será mostrado como acontece à oferta de moeda e porque há a demanda por moeda.
1 - Em que consiste a oferta de moedas?
A moeda surgiu a partir da necessidade do homem de realizar trocas para suprir seus desejos. A princípio o homem coletava frutos, caçava e pescava. Depois, com a evolução, o aumento do número de pessoas e conseqüente aumento das necessidades, passou a querer fazer trocas a partir do que ele produzia. Assim, se certo homem havia pescado um peixe e estava com vontade de comer uma fruta, a qual ele não possuía, ele deveria encontrar outro homem que possuísse tal fruta e que quisesse trocá-la por seu peixe. A dificuldade dessa troca, o escambo, estava justamente em encontrar alguém que possuísse o objeto desejado e quisesse trocá-lo justamente pelo objeto que o outro possuía. A partir dessa dificuldade começou-se a estipular objetos-moeda. Tais objetos teriam que ter uma aceitação total dentro do grupo em que se fazia a troca. Esses objetos-moeda variaram muito de acordo com cada civilização e entre os mais comuns estão o gado, o sal (que deu origem à palavra salário), a carne, minerais (ouro, prata, cobre), cereais, cevada, etc.
2 - Conceituem e expliquem quais os principais meios de pagamento
Em sentido restrito, meios de pagamentos correspondem ao total de mordas em poder do publico e os depósitos.
Sistema Emissores
M1- consolidado monetário: passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliando das instituições depositárias e fundos de renda fixa.
M2-consolidado bancário menos fundos de renda fixa: passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliado emitido primariamente pelas instituições depositárias.
M3- consolidado bancário: passivo monetário restrito do banco central e bancos criadores de moeda escritural, passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliado das instituições depositárias e fundos de renda fixa.
M4- consolidado bancário mais governos: passivo monetário ampliado do banco central, instituições depositárias, fundos de renda fixa e tesouros nacional, estaduais e municipais.
3 - Falem a respeito das moedas brasileiras tanto no que tange aos nomes (cruzado, cruzeiro, reais etc) como em relação aos seus valores na época.
1500 – Tostão - Ao chegar ao Brasil, os portugueses encontram cerca de 3 milhões de índios vivendo em economia de subsistência. Já os colonizadores usam moedas de cobre e ouro, que têm diversos nomes de acordo com a origem: tostão, português, cruzado, vintém e são-vicente.
Século 16 - Jimbo e réis - A pequena concha era usada como moeda no Congo e em Angola. Chegando ao Brasil, os escravos a encontram no litoral da Bahia e mantêm a tradição. Desde o descobrimento, porém, a moeda mais usada é o real português, mais conhecido em seu plural “réis”, que valeu até 1942.
1614 – Açúcar - Por ordem do governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, o açúcar é aceito como moeda oficial no Brasil. De acordo com a lei, comerciantes eram obrigados a aceitar o produto para pagar compras.
1695 - Cara e coroa - Casa da Moeda do Brasil, inaugurada na Bahia um ano antes, cunha suas primeiras moedas de ouro.
...