Maceroeconomia
Pesquisas Acadêmicas: Maceroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Prata1 • 21/9/2013 • 934 Palavras (4 Páginas) • 870 Visualizações
Capítulo 3 – Questões
1-)Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?
R: Eles acentuavam as tendências otimizadoras do livre mercado na ausência do controle estatal e enfatizavam a importância dos fatores reais na determinação da riqueza das nações. De acordo com a análise clássica o crescimento da economia era visto como resultado de aumento no avanço das técnicas produtivas e fatores de produção eram fundamentalmente reais.
2-)Explique o conceito de função produção agregada. Como você acha que a função produção da figura 3.1 seria afetada por um aumento na produtividade média e marginal do trabalho para um determinado nível de produção em virtude, por exemplo, de uma maior educação da força de trabalho? De que modo essa mudança na função produção afetaria os níveis de produto e de emprego no modelo clássico?
R: A função é uma relação entre os níveis de produção e os níveis de insumos, para cada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção, escrita da seguinte forma: Y= F (K.N). O aumento no número de trabalhadores com maior educação (qualificados), melhora a produção elevando a produtividade e à medida que a produtividade aumenta, o emprego tende a aumentar também, porém a uma taxa decrescente. A inclinação da função produção é positiva, mas diminui à medida que avança pela curva.
3-)Explique as teorias clássicas da oferta e demanda por trabalho. Por que a curva de demanda, por trabalho é representada por uma curva com inclinação negativa, quando traçada contra o salário real, enquanto a curva de oferta de trabalho é representada por uma curva de inclinação positiva, no mesmo gráfico?
R: No modelo clássico por demanda de trabalho as firmas são competitivas, escolhem quantidade a ser produzida que maximize os lucros. Em curto prazo, a produção só pode ser alterada por meio da variação na utilização do insumo trabalho, de modo que a escolha do nível de produção e a quantidade de trabalho constituem uma única decisão. A curva do produto marginal é a curva de demanda da firma por trabalho depende inversamente do valor do salário real, portanto inclinação negativa. Na oferta de trabalho, os economistas clássicos assumiam que o indivíduo tenta maximizar a utilidade ou satisfação. O nível de utilidade depende positivamente tanto da renda real, que proporciona ao indivíduo poder de compra sobre bens e serviços e lazer. Portanto há um trade-off entre esses dois objetivos, pois a renda aumenta com o trabalho, que por sua vez, reduz o tempo disponível para o lazer. A curva de oferta de trabalho tem inclinações positivas. Supondo que mais trabalho seja ofertado se os salários forem mais altos.
4-)Suponha que o gosto do público mude de tal modo que o lazer venha a ser mais desejável que a s mercadorias. Em sua opinião, de que modo essa mudança afetaria o produto, o emprego e o salário real no modelo clássico?
R: Ao tomar a decisão trabalho-lazer, ele esta preocupado com o poder de compra, em termos de bens e serviços que adquire por unidade de trabalho. Se, por exemplo, seu salário monetário aumentasse de R$ 2,00 por hora para R$4,00 por hora, mas os preços de todos os produtos dobrassem após a mudança ele estaria ofertando a mesma quantidade de trabalho que a oferta antes. Supondo que mais trabalho seja ofertado se os salários reais forem mais altos. Isso reflete o fato que, em termos de renda não recebida, um salário real mais alto significa um maior
...