Macro E Microeconomia
Trabalho Universitário: Macro E Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edival • 18/10/2014 • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de primeiro período, solicitado pela disciplina de Introdução aos Estudos de Administração, do curso de Administração da Universidade do norte do Paraná, cujo objetivo é exercitar o aluno no estudo e conhecimento introdutório da administração, o assunto a ser tratado tem por base a pesquisa sobre inflação, taxas de juros e taxas de câmbio, contemplando as disciplinas do período que são: A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Métodos quantitativos e ética, política e sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Inflação
A inflação é o aumento contínuo de preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região durante um período. Ao mesmo tempo em que os produtos se tornam mais caros, o poder de compra da moeda nacional diminui.
Além de corroer o salário, a inflação elevada também encarece os produtos nacionais, aumenta a demanda por importações e reduz as exportações, desequilibrando toda a balança comercial de um País. Para evitar uma crise econômica, governos são obrigados a adotar medidas para desvalorizar a moeda e, assim, frear as importações.
Taxa de Juros
Uma taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.
A taxa de juros, simbolicamente representada pela letra i, pode ser também apresentada sob a forma unitária, ou seja, 0,20, que significa que para cada unidade de capital são pagos doze centésimos de unidades de juros. Esta é a forma utilizada em todas as expressões de cálculo.
Portanto, pode-se definir o juro como o preço pago pela utilização temporária do capital alheio, ou seja, é o aluguel pago pela obtenção de um dinheiro emprestado ou, mais amplamente, é o retorno obtido pelo investimento produtivo do capital, genericamente, todas as formas de remuneração do capital, sejam elas lucros, dividendos ou quaisquer outras, podem ser considerados como um juro.
A taxa de câmbio
É a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.
Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.
O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.
O câmbio nominal, por sua vez, é a relação directa entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio.
Amostragem
A amostragem e o processo pelo qual recolhemos dados. Isto dar-nos apenas uma imagem da população em estudo. No entanto, e independentemente da correção dos processos usados, para recolher a amostra, ha sempre a considerar o chamado erro de amostragem. Devemos sempre esperar algumas diferenças entre a amostra e a população.
Por outro lado, por exemplo, o erro pode residir não só na amostragem, mas também nos próprios dados. Erros não amostrais acontecem quando os valores recolhidos não pertencem aos valores possíveis da entidade (exemplo: registrado o valor 21 para uma nota, quando deveria ter sido 12) ou quando apenas uma pequena proporção da população e recolhida.
Medidas de tendência central
São medidas descritivas que tem por finalidade representar um conjunto de dados. A média, assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central, ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar melhor, um conjunto de números.
Medidas de dispersão
Visam descrever os dados no sentido de informar o grau de dispersão ou afastamento dos valores observados em torno de um valor central (representativo) chamado media. Informa se um conjunto de dados e homogêneo (pouca variabilidade) ou heterogêneo (muita variabilidade).
Noticias sobre inflação:
Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em agosto, mostra IBGE.
Leite longa vida liderou o ranking dos principais impactos do mês.Em 12 meses, índice acumula alta de 6,09% e fica dentro da meta do BC.O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, voltou a acelerar,passando de 0,03% em julho para 0,24% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6).Com o resultado de agosto, segundo o IBGE, o IPCA acumulado no ano ficou em 3,43% e, em 12 meses, em 6,09% - seguindo dentro da meta de inflação do governo federal, que permite o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5%.
Noticia sobre taxas de juros:
A elevação da taxa básica de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista em 2014, segundo a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada pelo Banco Central, nesta quinta-feira, dia 5. O Banco Central decidiu, na semana passada, subir a Selic de 8,50% ao ano para 9% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime.
Noticia sobre taxa de câmbio:
Brasil terá de conviver com taxa de câmbio mais fraca, diz diretor do BC
'Temos de conviver com isso', disse Aldo Mendes.
Segundo ele, depreciação do real está em linha com outras moedas.
Do G1, em São Paulo.
O Brasil terá de conviver com uma
...