Macro E Microeconomia
Trabalho Universitário: Macro E Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hedhiane • 31/10/2014 • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 472 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Concorrência perfeita.............................................................................................4
2.2 Monopólio...............................................................................................................4
2.3 concorrência monopolística....................................................................................5
2.4 Oligopólio................................................................................................................5
Medidas descritivas
3.1 Medidas de tendência central,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,6
3.2 Medidas de dispersão............................................................................................7
3.3 Técnicas de amostragem probabilísticas...............................................................7
3.4 Números índices....................................................................................................8
3.5 Tendência ao capitalismo.......................................................................................8
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Na primeira parte do trabalho, veremos um resumo acerca das estruturas de mercado, dando observação maior aos modelos de oligopólios, nos quais se enquadram o setor supermercadista.
Faremos uma breve análise de métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial, mostrando a importância desses meios estatísticos e outros que auxiliam e facilitam a vida das empresas, sendo úteis e com muita precisão.
Compreenderemos um pouco sobre o processo capitalista e suas fazes de evolução no decorrer dos tempos, e sua importância no processo da globalização.
2 DESENVOLVIMENTO
Microeconomia e macroeconomia
Estruturas de mercado
Nesta primeira parte do trabalho, serão apresentadas as principais estruturas de mercado e será feita uma análise de que forma a oferta e a demanda interagem na determinação da quantidade a ser produzida e do preço a ser praticado nos diferentes mercados. Segundo Besank “a estrutura de mercado refere-se ao número e a distribuição de empresas num mercado.” As formas de estrutura de mercado destacados nesse trabalho são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio, será dada maior ênfase para o oligopólio.
2.1 Concorrência perfeita
Segundo Pindyck, a concorrência perfeita baseia-se em três pressupostos:
1-Aceitação de preços- em mercados perfeitamente competitivos, as empresas são aceitadoras de preços.
2-Homogeneidade do produto-para a existência de concorrência perfeita é necessário que os produtos sejam homogêneos,
ou seja, os produtos oferecidos pelas empresas de um mercado sejam substituídos perfeitos entre si.
3-Livre entrada e saída- de acordo com essa suposição, não há custos elevados para uma empresa entrar ou sair de um determinado setor.
2.2 Monopólio
Segundo Pindyck”o monopolista é o mercado que controla totalmente a quantidade de produto que será colocada a venda”. Ao contrário do mercado de concorrência perfeita, onde os produtores não têm influência sobre o preço do mercado. No monopólio é o produtor quem determina o preço. “segundo Mankiw enquanto uma empresa competitiva é uma tomadora de preços”, uma empresa monopolista é uma formadora de preços. Quanto maior o preço que o monopolista cobrar, menor será a quantidade que ele venderá dessa forma o monopolista escolherá om preço e quantidade que maximizem seu lucro obtendo a relação ótima entre o valor e a margem.
2.3 Concorrência monopolística
Segundo Pindyck, “um mercado monopolisticamente competitivo é semelhante ao perfeitamente competitivo em dois aspectos-chaves, há muitas empresas, e a e entrada de novas não é limitada”. Entretanto, enquanto que na concorrência perfeita produtos ofertados pelas empresas são homogêneos, na concorrência monopolística os produtos são diferenciados; cada empresa vende um produto que deferir em qualidade, aparência ou reputação, cada empresa é única produtora de sua marca.
2.4 Oligopólio
Quando um mercado é dominado por um pequeno número de produtores/vendedores ofertantes (os chamados oligopolistas) diz-se que existe um oligopólio. A palavra é de origem grega e é formada por dois conceitos: oligo (“poucos”) e pólio (“vendedor”). Por isso oligopólio significa precisamente poucos vendedores.
No oligopólio, muitas vezes ocorre uma criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado, exercendo o poder de pressão sobre o mercado, para o consumidor a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado, desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar mais altos.
O exemplo de Rio Grande do Sul as empresas supermercadistas que lideram o mercado são de origem estrangeiras, isso acontece pelo fato do Brasil apresentar atrativos para essas grandes redes comerciais, e baixa competitividade, facilitando a entrada delas em território nacional, as empresas brasileiras são absorvidas pelo capital estrangeiro.
Métodos quantitativos
Também
...