Macroeconomia
Artigo: Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karlappereira • 26/11/2013 • 981 Palavras (4 Páginas) • 886 Visualizações
Questão 1: Explique como os problemas econômicos fundamentais – o que e quanto, como e para quem produzir – originam-se da escassez de recursos produtivos.
R.: Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades e desejos humanos são ilimitados e se renovam constantemente. O problema então se transforma, através da necessidade humana, em como determinar que será produzido e como os fatores de produção deverão ser alocados. Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocadas à disposição da sociedade. O outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada – Divisão do Trabalho). Outro desafio da Economia é determinar “para quem produzir”, ou seja, para quem direcionará os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o ”Preço”. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. Neste caso concluímos que o preço é o fator de restrição, exclusão em uma economia de mercado.
Questão 2: O que mostra a cura de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R.: A Curva de Possibilidade de Produção, mostra como o produto potencial de uma economia pode ser repartido nos diferentes produtos, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e consequentemente consumir, mais dos outros bens
Questão 3: Analisando uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R.: Em uma análise de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros da firmas). Esse fluxo de bens , serviços e pagamentos é o que determina quais são os produtos que devem ser produzidos, como, em qual quantidade e para quem.
Questão 4:A medida do PIB não reflete o padrão de desenvolvimento social do país. Comente.
R.: O PIB não leva em consideração temas urgentes como saúde, pobreza, mudanças climáticas e uso dos recursos naturais, sendo, portanto, necessário definir instrumentos capazes de medir o desenvolvimento das nações de forma mais efetiva, que contemplem além da produção econômica. Crescimento é uma coisa. Desenvolvimento é outra. O primeiro implica apenas expansão do PIB, enquanto o segundo pressupõe mudanças estruturais da sociedade. O Brasil, enquanto mantiver educação ruim, saúde precária, transportes deploráveis e péssima infraestrutura econômica e social, não pode considerar-se desenvolvido.
Questão 5: Para um país, são conhecidos os seguintes dados, em bilhões de reais:
Produto nacional bruto a custo de fatores 200
Impostos indiretos 10
Subsídios 5
Renda liquida enviada ao exterior 3
Determinar o valor do produto interno bruto a preços de mercado.
.
Questão 6: Conceitue Renda Líquida Enviada ao Exterior, Renda Nacional Bruta e Renda Interna Bruta.
Renda Líquida Enviada ao Exterior: é a diferença entre aquilo que é pago pelos fatores de produção externos utilizados internamente e aquilo que é recebido do exterior por fatores de produção nacionais empregados em outros países
Renda Nacional Bruta: Agregado representativo do fluxo dos recursos nacionais em bens e serviços,
...