Macroeconomia
Trabalho Escolar: Macroeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ranieri.boeing • 24/4/2014 • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 1.419 Visualizações
Unidade II – Tópico 1
1 – Por que os países se preocuparam em fazer registros de sua atividade econômica?
Para que seja possível um governo atuar sobre a atividade econômica é preciso ter a disposição um conjunto de informações a respeito da realidade econômica do país.
2 – Qual a diferença entre PIB PNB? Qual é o maior no caso do Brasil? Por que?
O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país.
Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.
O PIB é maior que o PNB porque existem mais empresas multinacionais no Brasil que empresas brasileiras no exterior.
3 – Por que os insumos e as matérias primas não devem ser computadas no cálculo do PIB?
Para evitar a dupla contagem.
4 – Cite dois tipos de transações econômicas legais que não são contabilizadas no cálculo do PIB.
5 – Explique como funciona o método do valor adicionado.
É obtido a partir do volume de vendas totais da empresa, descontados os custos com matéria prima.
6 – Por que o PIB e a renda per capita não são considerados bons indicadores de qualidade de vida? Existe algum indicador que cumpra esta função?
Não considera o nível de desigualdade social no país. IDH
7 – Explique qual a diferença entre PIB real e PIB nominal.
PIB real é o produto interno bruto desconsiderando a inflação do período, ou seja, é o crescimento real da economia.
PIB nominal é o valor numérico do produto interno bruto naquele período desconsiderando a inflação.
8 – Como o valor da cotação do dólar em relação ao real afeta o valor do PIB brasileiro?
Porque com a alta do real frente ao dólar e as principais moedas do mundo, tira a competitividade dos produtos brasileiros o que compromete nossas exportações. Por outro lado com o real mais valorizado as importações tendem a aumentar. Exportações em queda e importações em alta a balança comercial se faz deficitária. Os gastos dos brasileiros no exterior também aumentam causando uma transferência de renda indesejada. Setores internos além dos setores exportadores, mas também os voltados para o turismo como hotelaria e demais correlatos vêm uma queda em seu faturamento dado que viagens internacionais se tornam mais atrativas e baratas.
Unidade II – Tópico 2
1. Por que motivo o estado passou a assumir funções sobre a atividade econômica a partir dos anos 30 do século XX?
Porque transformou-se num agente econômico de fundamental importância quebrando a espiral negativa.
2. Escreva sobre pelo menos três funções pelo estado nos tempos atuais
Gestão da demanda agregada, promotor de crescimento econômico, promotor do bem-estar social
3. Quais são as principais variáveis que determinam o PIB de um país?
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países,estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário.
4. O que significa “Welfare state” e onde ele surgiu?
O Estado do bem-estar social, garantindo padrões de vida mínimos para seus cidadãos por meio de execução de programas de moradia, saúde, educação. Surgiu na Europa após o término da segunda guerra mundial.
5. Qual a diferença entre metas estruturais e metas conjunturais?
Metas estruturais pretendem alterar a estrutura econômica do país. Metas conjunturais são passíveis de serem alcançadas em curto prazo.
6. Por que existe um “trade off” entre empregos e estabilidade de preços? O que é possível fazer para minimizar este “trade off”?
Quando se prioriza um, sacrifica o outro.
Unidade II – Tópico 3
1. Que ações de política monetária e fiscal você irá tomar para combater a inflação?
Política fiscal e política comercial.
2. O que significa “gargalo produtivo”?
O gargalo produtivo pode ser considerado uma falha de planejamento produtivo que acarreta em redução da capacidade produtiva e conseqüentemente perda de eficiência e recursos, sejam eles financeiros ou humanos.
3. O que significa e como funciona o depósito compulsório do banco central?
O depósito compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execução da política monetária. O depósito compulsório
...