Macroeconomia
Trabalho Escolar: Macroeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaelxav • 20/10/2014 • 945 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
1. De acordo com o conteúdo apresentado nesta disciplina referente a Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2.5 pontos)
a) (F) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores.
Justificativa: A macroeconomia não estuda os agentes econômicos de forma individual, mas focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.
b) (V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I).
c) (F) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural.
Justificativa: O nível de emprego e estabilidade de preço são sim questões conjunturais, o sucesso de uma depende do sucesso da outra, o que deve ocorrer em curto prazo. As questões referentes à distribuição de renda e ao crescimento econômico são consideradas estruturais, trata-se de questões de longo prazo.
d) (V) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.
e) (V) No Sistema de Contas Nacionais, o registro contábil é efetuado através do método das partidas dobradas, de tal maneira, que os agregados são apresentados duas vezes: a débito de uma conta e a crédito de outra.
2. Mostre como a oferta de moeda e a taxa de juros seriam afetadas por cada uma das seguintes mudanças: (2.0 pontos)
a) aumento do percentual dos depósitos compulsórios.
O depósito compulsório refere-se a uma parcela dos depósitos, à vista e a prazo, retida pelo Banco Central de forma a regular a capacidade das instituições financeiras bancárias de multiplicar o dinheiro. Com o aumento do percentual dos depósitos compulsórios, o governo enxuga o dinheiro em circulação na economia, diminuindo a oferta de moeda por meio de empréstimos bancários. Com isso, por se ter uma menor quantidade de dinheiro disponível nos bancos (lei da oferta e da procura), os bancos aumentam a taxa de juros.
b) venda de títulos no mercado aberto pelo Banco Central.
Quando o Banco Central decide realizar a venda de títulos no mercado aberto, ele está afetando diretamente a quantidade de dinheiro em circulação, nesse caso diminuindo a oferta de moeda. Como consequência tem-se o aumento da taxa de juros.
3. De acordo com o conteúdo apresentado nesta disciplina referente a formação dos agregados macroeconômicos, apresente a resolução, no que diz respeito ao valor da Renda Pessoa Disponível, da situação exposta a seguir (2,5 pontos)
Em um determinado exercício de X1, o sistema econômico de Modelópolis, apresentou os seguintes valores referentes aos componentes do cálculo dos agregados macroeconômicos, em $:
- Impostos Indiretos $ 40,00; Subsídios $ 60,00; Depreciação $ 90,00; PIBpm $ 5.000,00; Renda enviada ao exterior $ 120,00; Renda recebida do exterior $ 300,00; Lucros retidos pelas empresas $ 250,00; Impostos diretos das empresas $ 300,00; Contribuições pagas à previdência $ 400,00; Transferências do governo $ 1.000,00; Impostos diretos das pessoas $ 200,00.
PIBpm (5.000,00) – Impostos Indiretos (40,00) + Subsídios (60,00) = PIBcf (5.020,00) – Depreciação (90,00) = PILcf (4.930,00) – Renda Enviada ao Exterior (120,00) + Renda Recebida do Exterior (300,00) = PNLcf (5.110,00) – Lucros Retidos pelas Empresas (250,00) - Imposto de Renda das Empresas
...