Manual De Monografia
Exames: Manual De Monografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LarissaLatsch • 10/6/2013 • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 401 Visualizações
MANUAL DE MONOGRAFIA
MONOGRAFIA é a descrição, através de um texto com formato pré-definido, de um estudo aprofundado de um assunto específico em alguma área, com o objetivo de esclarecer esse determinado tema e propor novas formas de organizá-lo e analisá-lo.
Uma monografia deve ser escrita em linguagem clara e objetiva. Um texto científico deve ser objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente e impessoal. Os verbos devem ser conjugados na terceira pessoa do singular, nunca na primeira pessoa. O texto deve seguir uma seqüência lógica apresentando e explorando as idéias com precisão, as pesquisas, os dados, os resultados, sem prolongar-se por questões de menor importância.
ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
A monografia contêm as seguintes partes:
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo em português
Resumo em inglês
Lista de Ilustrações (opcional)
Lista de Abreviaturas e siglas (opcional)
Sumário
Introdução
Proposição
Revisão da literatura
Discussão
Conclusão
Referências
Anexo (opcional)
A seguir será descrito cada item da estrutura da monografia:
CAPA
Deve-se colocar o nome completo do autor na parte superior da página, o título no meio e a cidade e ano de apresentação no final da página.
FOLHA DE ROSTO
Essa folha contém os elementos essenciais a identificação do trabalho. Ë semelhante à capa, com adição de uma frase como mostra o exemplo:
FOLHA DE APROVAÇÃO
Deve conter a data de aprovação, nome do curso, nome completo do coordenador do curso, orientador da monografia e local para assinatura dos mesmos.
DEDICATÓRIA (opcional)
Texto curto, no qual o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém por quem tem afinidade. Sua colocação é opcional. Não é necessário colocar título.
AGRADECIMENTOS (opcional)
Local em que o autor manifesta seu agradecimento àqueles que colaboraram para elaboração do trabalho. O agradecimento é feito de forma hierárquica, escrevendo o nome completo de cada indivíduo ou instituição. Sua colocação é opcional.
EPÍGRAFE (opcional)
É uma citação ou pensamento que embasou a pesquisa. É opcional. Não é necessário colocar título.
RESUMO EM PORTUGUÊS
Este texto é o resumo de todo o trabalho, deve ser elaborado após o término do mesmo. Portanto, deve conter o objetivo, a discussão dos principais aspectos e conclusão do trabalho, em um único parágrafo. Ele é composto por frases objetivas, não ultrapassar 500 palavras e não apresenta o recuo do parágrafo. Logo abaixo do resumo devem ser colocadas as palavras-chave, conforme ABNT NBR 6028 (Associação, 2005, p.2).
.
RESUMO EM INGLÊS (Abstract)
Segue as mesmas características do resumo em português, mas traduzido para o inglês e incluindo as palavras-chave (Keywords).
LISTAS (opcional)
Neste local, após o Abstract, podem ser incluídas (opcional) algumas listas se o autor achar necessário, sendo elas: Lista de tabelas, Lista de Figuras e Lista de Abreviaturas e Siglas.
A Lista de Abreviaturas e Siglas é composta por todas abreviaturas e siglas que aparecem no trabalho, sendo colocadas em ordem alfabética seguidas das palavras ou expressões correspondentes escritas por extenso. As demais listas são elaboradas seguindo a ordem que os elementos em questão (tabelas ou figuras) aparecem no texto, colocando seu nome e a página onde se encontra.
SUMÁRIO
A função do sumário é mostrar a estrutura e conteúdo do trabalho e facilitar a consulta. Portanto, esta parte consta de todos os itens e sub-itens que aparecem após o sumário com as respectivas páginas onde iniciam. Deve ser escrito utizando a mesma ordem dos itens e sub-itens e a mesma grafia em que aparecem no texto.
INTRODUÇÃO
A introdução é a apresentação geral sobre o assunto, ligando o leitor ao tema, fornecendo uma visão global da pesquisa realizada, incluindo definições, histórico, pontos de vista e abordagens, situar o problema no contexto geral, razão de se fazer a pesquisa e objetivo geral. Não é muito extensa, utiliza cerca de 2 a 3 páginas, desaconselha-se colocar ilustrações nesta seção. É preciso citar alguns trabalhos relacionados.
A partir da introdução, e até a conclusão, os itens são numerados, portanto a introdução recebe o indicativo 1.
PROPOSIÇÃO
Descrever o(s) objetivo(s) gerais e específicos do trabalho. Pode ser escrito em uma única frase ou em tópicos. Conjuga-se o verbo no passado (Ex: O objetivo do presente estudo foi avaliar ...). A proposição recebe o indicativo 2.
REVISÃO DA LITERATURA
Neste capítulo encontra-se uma retrospectiva da literatura com a descrição dos trabalhos mais representativos a respeito do tema da monografia. Confeccionar um resumo fiel ao texto original, para cada artigo utilizado na monografia. Este resumo deverá conter o sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação e o resumo propriamente dito.
A confecção dos resumos deve conter
...