Manutenção Básica De Veículos
Monografias: Manutenção Básica De Veículos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: humbertos2005 • 14/3/2015 • 1.994 Palavras (8 Páginas) • 370 Visualizações
Sistema de Suspensão
O sistema de suspensão tem a função de diminuir os impactos do solo em relação ao veículo, para que estes não sejam transferidos para a carroceria do veículo, evitando, assim, o aparecimento de rachaduras ou trincas, mantendo a estabilidade e garantindo que os quatro pneus estejam sempre em contato com o solo. Isso gera mais conforto para o condutor de modo que ele possa guiar o veículo com mais facilidade.
Quanto às molas, elas têm a função de absorver o impacto do solo com o veículo. Para isso, são fabricadas em aço "mola", que é um aço especial que permite o movimento de compressão e expansão. Esse é o real movimento da suspensão.
Amortecedor
Veja, agora, o amortecedor. Este tem a finalidade de reduzir as oscilações da mola para que o carro se mantenha em contato com o solo. Toda vez que a suspensão é deslocada, o amortecedor está trabalhando para cima e para baixo a fim de proporcionar uma boa dirigibilidade para o condutor
Barra estabilizadora
Já a barra estabilizadora auxilia na estabilidade do veículo, fazendo com que as rodas sempre se mantenham em contato com o solo. Ela está ligada de um lado a outro do veículo. Esta ligação permite que o veículo tenha estabilidade quando atua em curvas, ou ao passar por alguma imperfeição no solo. A barra estabilizadora evita uma torção agressiva na carroceria, impedindo, assim, que o veículo perca facilmente sua estabilidade
Rodas e pneus
Você provavelmente conhece a função das rodas e dos pneus, certo? Mas vamos relembrar alguns detalhes? As rodas facilitam o resfriamento do sistema de freio deixando passar ar por si, o que diminui a temperatura dos discos e tambores, além de dar moldes para os pneus.
Os pneus, por sua vez, estão diretamente ligados ao solo. Seus sulcos são de grande importância para uma melhor dirigibilidade em dias de chuva, terrenos arenosos, locais mais escorregadios, entre outros tipos de solo. O twi também é de suma importância, pois é uma marcação que existe no pneu para determinar desgaste que determina se o pneu está bom para ser usado.
O conjunto roda e pneu tem grande importância no veículo, pois toda vez que o veículo se movimenta, faz uma manobra, reduz a velocidade ou passa por uma saliência, o conjunto roda pneu é responsável por isso acontecer.
Sistema de Freios
Prepare-se para conhecer os sistemas de freios. Você já deve saber que a função do sistema de freios é parar o veículo de forma segura, ou ainda permitir sua desaceleração suave e controlada, certo? Prepare-se, então, para conhecer os principais componentes do sistema de freios.
O pedal de freio aciona o cilindro mestre; o cilindro mestre cria pressão no sistema; o cilindro de roda e a pinça de freio recebem a pressão criada pelo cilindro mestre e acionam pastilhas e lonas de freio; as pastilhas de freio e lonas, por meio do acionamento da pinça e do cilindro de roda, entram em contato com o disco de freio e tambor (respectivamente); os discos de freio e tambor, ao entrarem em atrito com as pastilhas e lonas, diminuem a velocidade das rodas.
Sistema de freios - cilindro mestre
Você sabe o que acontece quando o condutor pisa no pedal do freio? O êmbolo dentro do cilindro mestre cria a pressão necessária ao sistema, pressionando o fluido de freio. Este fluido de freio sob pressão é enviado, através das tubulações, aos cilindros de rodas e/ou pinças de freio.
Sistema de freios - freio a disco
Quando o fluido de freio leva a pressão hidráulica ao interior da pinça de frio, ela desloca um êmbolo em direção à pastilha de freio, empurrando essa pastilha contra as paredes do disco de freio. Esse atrito faz com que o disco de freio, que está ligado à roda do veículo, diminua a velocidade do mesmo.
Sistema de freios - freio a tambor
No caso dos freios a tambor, a pressão do fluido de freio aciona os êmbolos do cilindro de rodas, que empurram as sapatas de freio, que, por sua vez, fixam as lonas de freio em direção ao cubo de freio. Essa ação gera um atrito que diminui a velocidade das rodas.
Já em relação ao freio de estacionamento, popularmente conhecido como freio de mão, quando o condutor puxa a alavanca do freio, esta estica um cabo de aço que empurra as sapatas de freio contra o tambor, mantendo o veículo freado.
Princípios básicos da direção
Pinhão e Cremalheira
Nesta etapa você aprenderá sobre o sistema de direção e o sistema de freios. Primeiramente, vamos tratar sobre o sistema de direção, ok? O sistema de direção tem por finalidade permitir que o condutor possa guiar o veículo, possibilitando que o mesmo possa ser conduzido em qualquer trajetória, seja em trajeto simples, como rodovias, ou mesmo em manobras, como estacionar ou retirar o veículo de um local, independente da quantidade de manobras. O sistema de direção possui alguns componentes básicos, como você pode verificar na imagem. Esses componentes é que permitem o trabalho do sistema de direção.
Sistema de direção mecânica
Ainda sobre o sistema de direção, este pode ser mecânico, hidráulico ou elétrico. Observe na figura o sistema mecânico com alguns componentes básicos.
Você sabia que no sistema mecânico esses componentes básicos é que permitem o funcionamento de todo o sistema de direção? Pois é! Veja o funcionamento: o volante, acionado pelo condutor, é ligado à coluna de direção. Essa coluna de direção está ligada ao pinhão, que aciona a cremalheira por meio de seus "dentes". A cremalheira está ligada aos braços de direção, que acionam as rodas e realizam o esterçamento das mesmas. O conjunto pinhão e cremalheira estão instalados dentro da caixa de direção. Viu como é simples?
Sistema de direção hidráulica
No caso do sistema de direção hidráulica, a diferença está na instalação de um sistema hidráulico que auxilia o movimento do pinhão. Quando o pinhão é acionado, o sistema hidráulico auxilia nesse
...