Manutenção Elétrica Industrial
Artigo: Manutenção Elétrica Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danjus • 24/10/2012 • 6.472 Palavras (26 Páginas) • 1.385 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
ENGENHARIA ELÉTRICA
MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL
ÊNFASE EM MOTORES TRIFÁSICOS
Taubaté 2012
ÍNDICE
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO ATUAL DE MANUTENÇÃO
3. TIPOS DE MANUTENÇÃO
4. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
5. SISTEMA DE MANUTENÇÃO PLANEJADA
6. MANUTENÇÃO – MOTORES TRIFÁSICOS
6.1 CARREGAMENTO CONVENIENTE DOS MOTORES
6.2 VENTILAÇÃO ADEQUADA
6.3 CONTROLE DE TEMPERATURA AMBIENTE
6.4 CUIDADO COM AS VARIAÇÕES DE TENSÃO
6.5 OPERAÇÃO COM PARTIDAS E PARADAS BEM EQUILIBRADAS
6.6 PARTIDAS MUITO FREQUENTES
6.7 DEGRADAÇÃO DOS ISOLANTES TÉRMICOS
6.8 FIXAÇÃO CORRETA DOS MOTORES E ELIMINAÇÃO DE VIBRAÇÕES
6.9 LUBRIFICAÇÃO CORRETA DOS MANCAIS
6.10 DEFEITOS MAIS FREQUENTES
7. PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO PARA ECONOMIA DE ENERGIA
1. INTRODUÇÃO
O nível da organização da manutenção reflete as particularidades do estágio de desenvolvimento industrial de um país. A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção. Foi nos países europeus e norte-americanos onde a idéia da organização da manutenção iniciou, devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a palavra:
MANUTENÇÃO >
De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em condições ótimas de operação quando solicitados ou, em caso de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta.
No Brasil, no início do seu desenvolvimento industrial, a baixa produtividade industrial, baixa taxa de utilização anual e os altos custos de operação e de produção, refletiam justamente um baixo nível ou até inexistência quase total de organização na manutenção.
No entanto, com o passar dos anos e o amadurecimento industrial, fez-se sentir a pesada necessidade de reestruturação no nível e na filosofia da organização da manutenção, de modo que hoje, já temos um esforço maior nesse sentido, e podemos até dizer, que a manutenção ganha o seu destaque no processo produtivo, como não poderia deixar de ocorrer, em benefício próprio das empresas e indústrias.
Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Dentre as principais causas, podemos citar:
A. aumento, bastante rápido, do número e diversidades dos itens físicos
(instalações, equipamentos e edificações) que têm que ser mantidos;
B. projetos muito mais complexos;
C. novas técnicas de manutenção;
D. novos enfoques sobre a organização da manutenção e suas
responsabilidades.
A idéia básica por detrás do destaque conferido à manutenção é que não basta investir e implantar um sistema produtivo; é necessário que o tempo de utilização anual do sistema em condições de produção próximas da máxima seja o maior possível e simultaneamente sejam otimizados a duração de vida útil e os custos.
Apresentamos, abaixo, um breve diagrama dos principais processos que integram a função Manutenção:
A - Gerenciar Equipamentos
Este processo é bem abrangente, e engloba desde o controle dos equipamentos industriais até máquinas e ferramentas utilizadas pela manutenção. Existem softwares de pequeno porte que atendem somente a ferramentaria, até softwares médios que gerenciam totalmente os equipamentos, bem como outros mais abrangentes em que o processo Gerenciar Equipamentos é um módulo dos mesmos.
B - Tratar Solicitações de Serviços
Este processo trata das solicitações que chegam à manutenção. Estas
solicitações incluem os pedidos da área operacional, as recomendações de inspeção, os pedidos da preventiva e da preditiva. A programação de preventiva e/ou preditiva pode ser tratada como solicitação de serviços. No entanto existem softwares que já registram a carteira de preventivas e preditivas como serviço planejado e na fila de execução. É desejável realizar estatísticas de velocidade de atendimento de Solicitações por prioridade e área (ou outro grupo qualquer).
C - Planejar Serviços
Este processo é quase instantâneo para serviços simples, mas pode demandar até meses, no caso de planejamento de uma complexa parada de manutenção.
Assim, para melhor entendê-lo, convém analisarmos os processos internos de que ele é composto. Mas antes, vejamos o significado da palavra "serviço" no contexto aqui exposto:
• Um "serviço" é um conjunto de atividades interrelacionadas, com um
objetivo bem definido, e que, como um todo, incorpora um benefício de valor e para o qual se deseja um controle de recursos consumidos
(também denominado Empreendimento). Assim um Serviço pode ser uma Ordem de Trabalho ou muitas Ordens de Trabalho com um dado fim.
C-1) Definir as tarefas de um Serviço
...