Manômetro E Manometria
Monografias: Manômetro E Manometria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiogoAlves1994 • 14/6/2013 • 258 Palavras (2 Páginas) • 1.102 Visualizações
Manômetro e Manometria
o Manometria – estudo dos manômetros.
Os manômetros são instrumentos utilizados na medição da pressão manométrica (também chamada de pressão efetiva ou piezométrica), que é causada pela altura da coluna de líquido.
Estão classificados em:
Manômetro de Coluna Líquida (Piezômetro Simples, Tubo em “U”, Manômetro Diferencial e Tubo Inclinado); e Manômetro Metálico (“Bourdon” e Digital).
Manômetros de Coluna Líquida:
→ Piezômetro Simples ou Tubo Piezométrico: são mais simples e utilizados para medir pequenas pressões. Não serve para medição de grandes pressões ou para gazes.
→ Tubo ou Manômetro em “U”: medição de pressão muito pequena ou muito grande. Para isso, utiliza-se um líquido (chamado de “líquido manométrico”) com a finalidade de aumentar ou diminuir o comprimento da coluna líquida.
→ Manômetro Diferencial: utilizado para medir a diferença de pressão entre dois pontos (PA – PB).
→ Manômetro ou Tubo Inclinado: este tipo de manômetro é utilizado na medição de pequenas pressões ou pequenas diferenças de pressão. Permitindo assim, uma maior precisão no resultado.
Manômetros Metálicos:
→ Manômetro Metálico ou Manômetro de Bourdon: utilizado somente para o controle da pressão (para se ter ideia de grandeza da mesma). Em seu interior existe uma tubulação que, sob o efeito da pressão tende a se alinhar, fazendo assim a movimentação de um ponteiro sobre uma escala graduada. É de baixa precisão, pois está sujeito à deformações permanentes. São utilizados em indústrias e estações de bombeamento.
→ Manômetro Digital ou Eletrônico: são mais caros, porém muito mais precisos. São mais resistentes às vibrações, pois não possuem peças móveis. Alimentado por bateria. Substitui tanto os manômetros convencionais, como os vacuômetros.
Vacuômetro – manômetro que mede pressões manométricas negativas.
...