Mapas Mental E Conceitual
Dissertações: Mapas Mental E Conceitual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laurarodrigues • 15/3/2014 • 216 Palavras (1 Páginas) • 712 Visualizações
O mapa conceitual, assim como o mapa mental, foi criado para evidenciar as conexões entre diversos conceitos. Quando foi idealizado, tinha fins administrativos e atualmente é mais utilizado em meios acadêmicos. Já o memorização e aprendizagem.
O mapa conceitual é criado a partir de conceitos fundamentais, em caixas de texto. Seu objetivo é reduzir coerentemente as definições variadas de uma questão focal, relacionando-as através de frase de ligação indicas por setas.
Quando se parte de um assunto central, fazendo uso de um esquema de cores, imagens e códigos para registrar de forma sinteticamente inteligente e prática informações interligadas ao assunto compreendido, forma-se o mapa mental.
Qual a importância dos mapas conceituais e mentais para a formação acadêmica do aluno?
Resolver problemas, preparar-se para avaliações, fazer anotações, planejar o estudo e identificar a integração dos tópicos. Para os professores, serve para tornar claros os conceitos difíceis, arranjados em uma ordem sistemática, auxiliar os mesmos a se manterem mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles, a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes, reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos, permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações, verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos, auxiliá-los na avaliação do processo de ensino.
Bibliografia:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual
...