Mar Morto
Trabalho Universitário: Mar Morto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinalagares • 16/5/2014 • 1.652 Palavras (7 Páginas) • 778 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAÇARI
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI - FAMEC
DENSIDADE MAR MORTO
SABRINA ARGOLO LAGARES CORTES
Camaçari
2014
SABRINA ARGOLO LAGARES CORTES
Densidade Mar Morto
Trabalho destinado a disciplina de Física II, como requisito para a primeira unidade da disciplina.
Orientador: Milton
Camaçari
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1. DENSIDADE 05
1.1. Densidade relativa.......................................................................................................05
2. CLORETO DE SÓDIO 06
3. TEORIA DE ARQUIMEDES 06
4. EMPUXO........................................................................................................................07
4.1. Centro de Empuxo.......................................................................................................08
5. FLUTUABILIDADE.......................................................................................................09
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Localizado no Oriente Médio, o Mar Morto recebe esse nome em razão da grande concentração de sal que possui, chegando a ser 10 vezes maior do que nos oceanos. Essa grande quantidade de sal impossibilita a vida de peixes e micro-organismos.
Normalmente, a quantidade de sal nos mares varia entre 2% a 3%, mas no Mar Morto ela chega a incríveis 27%, aumentando de acordo com a profundidade.
A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.
Em física, a densidade consiste na relação entre a massa de um corpo e o volume que ocupa. Na prática é igual ao seu peso específico. Num sentido mais geral, a densidade de uma grandeza exprime a quantidade desta existente por unidade de comprimento, superfície ou volume.
O objetivo deste trabalho consiste em explicar atráves da Física, porque existe maior facilidade de flutuação nas águas do mar morto.
1. DENSIDADE
A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta.
A densidade de um corpo é a razão entre a sua massa e o seu volume.
d = m
V
A densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.
Nos sólidos, a densidade geralmente é maior do que nos líquidos, isso ocorre devido ao grau de agitação das moléculas - que nos sólidos é bem menor do que nos líquidos, fazendo com que o distanciamento molecular no primeiro seja menor do que no segundo.
Segundo o teorema de Arquimedes, “Um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso, com uma força vertical orientada de baixo para cima, chamada de empuxo, que é aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual a do peso e do volume de fluido deslocado”.
1.1 Densidade relativa
A relação entre as densidades de diferentes substâncias com a densidade da água é denominada densidade relativa.
A densidade da água é expressa em 1000 kg m-3, de acordo com o Sistema Internacional. Portanto, 1 m3 corresponde a 1000 L, o que significa que 1000 kg de água ocupam um volume de 1000 L, ou seja, a densidade da água pode ser expressa como 1 kg L-1, que equivale a 1 g mL-1. Esta unidade é mais comumente utilizada, pois facilita a compreensão.
No que se refere à densidade, deve-se ter em mente que os volumes variam com a temperatura e essa aproximação pode não ser válida em qualquer temperatura. Na verdade, 1 g mL-1 é a densidade da água na temperatura de 4 oC, temperatura na qual a água ocupa o maior volume, ou seja, é a temperatura de maior expansão da água. Esse comportamento diferente da água ocorre por causa das ligações existentes entre suas moléculas.
Pode-se avaliar se a densidade de um determinado material é maior ou menor do que 1 g mL-1, simplesmente mergulhando em água um objeto feito do material em estudo. Assim, se o objeto tiverdensidade maior do que a da água, ele afunda. Por outro lado, se a densidade for menor do que a da água, ele boia. Nesse caso, a densidade é relativa à densidade da água e é adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.
2. CLORETO DE SÓDIO
O cloreto de sódio, mais vulgarmente conhecido por sal das cozinhas, consiste num sólido cristalino incolor, solúvel em água e muito ligeiramente solúvel em etanol. A sua fórmula química é NaCl, possui densidade relativa de 2,17, ponto de fusão de 801 ºC e ponto de ebulição de 1413 ºC.
O cloreto de
...