Marketing Varejo
Casos: Marketing Varejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaeledison • 26/10/2013 • 1.464 Palavras (6 Páginas) • 777 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Marketing de Varejo e Serviços
Curso: Técnologo em Marketing
Professor: Claudio Fabretti Patricio
Nome do aluno: Rafael Edison da Silva
Data: 24/10/2013
Orientações:
• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
• Entregue a atividade no prazo estipulado.
• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Escolha uma empresa varejista da cidade (ou bairro, ou rua etc.) e faça uma análise, em um texto dissertativo de aproximadamente 15 linhas, identificando:
a) em qual fase do ciclo de vida se encontra; (1,0 ponto)
b) quais variáveis internas e externas mais a afeta; (1,0 pontos)
c) a forma de organização; (1,0 ponto)
d) as principais características dos gestores dessa empresa. (2,0 pontos)
2. Leia o seguinte estudo de caso empresarial, produzido por Alvírio Zoia Lazarin no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, da Faculdade Exponencial - FIE Chapecó –SC:
Vigilância Ômega Ltda
O ano 1970 foi decisivo em muitos aspectos: cultural, esportivo e, principalmente, no quesito evolução profissional. O surgimento da Vigilância Ômega Ltda. dividiu espaço com acontecimentos da época, destacando-se como uma grande novidade em Montes Baixos e região, estado de Santa Catarina, muito embora considerado por todos como um segmento sem muita expressão e credibilidade.
A perseverança e a vontade de vencer do emergente empresário, senhor Sandoval, contrariou todas as perspectivas negativas e o ceticismo existente na época.
Metalúrgico de profissão, tendo, inclusive, sido líder sindical e preso pela ditadura militar em 1964, Sandoval ascendeu para o empreendedorismo, levando consigo os ensinamentos que a vida lhe proporcionou. Seu espírito guerreiro e o comportamento de desbravador foram determinantes na criação da Vigilância Ômega Ltda.
A empresa começou com um pequeno escritório, cujo atendente, vendedor, servente e executor das tarefas contratadas era ele próprio, que, acompanhado de sua esposa e fiel escudeira, senhora Eugenia, não esmoreceu diante dos desafios. Muitos amigos da época ainda se lembram das cenas em que o casal limpava incansavelmente vitrines, pisos e calçadas dos estabelecimentos contratantes, "Quando não tinha dinheiro para comprar flanelas, eu fazia retalhos de roupas velhas e os utilizava na limpeza", diz Eugenia, relembrando os momentos de escassez financeira.
No início das atividades da Vigilância Ômega Ltda., a constituição da família foi se conjugando em meio às atribuições de "empresário". Os filhos foram chegando, em meio às turbulências das inúmeras viagens comerciais. "Para vencer na vida é necessário abdicar de muitas coisas, inclusive do convívio familiar", comenta Sandoval, quando cita a saudade da família, quando de suas viagens à procura de novos clientes.
Com o sucesso alcançado com a ideia da terceirização de serviços gerais (limpeza), uma nova etapa está por surgir. Na ânsia de montar um novo negócio, veio então a inspiração de se trabalhar com vigilância. Acreditando no potencial da região e aproveitando do bom nome já existente na praça, o empresário convidou um sócio para participar deste seu mais novo empreendimento. A parceria se estendeu por 27 anos até que, em agosto de 2003, encerrou-se a sociedade. A partir de então, a atividade de vigilância passou para o controle do ex-sócio que por força do contrato pós-rescisão, poderia utilizar a marca Ômega até agosto de 2005. A partir de setembro daquele ano, a marca Ômega volta a ser uma exclusividade do fundador da empresa e criador senhor Sandoval.
Como se tratava de uma empresa familiar, a qual era administrada por duas famílias, problemas de ordem administrativas começaram a surgir na empresa. Apesar do crescimento que vinha tendo comercialmente, isso não foi suficiente para suprimir as divergências existentes na administração. Entretanto, foi fator culminante para a cisão. As diferenças de opiniões sobre os aspectos administrativos geraram um impasse que somente se resolveria com a contratação de um profissional plenamente capacitado, com experiência na área de administração. Assim, no ano de 1992, foi contratado para participar da administração o então, hoje, diretor administrativo, genro do atual proprietário da empresa Ômega. Diante dessa nova contratação, tendo em vista a descoberta de fatos que estavam prejudicando a sua administração, a empresa começou a passar por novas mudanças, que não foram bem vistas pela família do ex-sócio. Daí começaram os problemas de relacionamentos entre as famílias, que não teve outro jeito, se não, a cisão.
Com a cisão, veio então a batalha judicial, em que os dois sócios litigavam para permanecer com a marca Ômega. As ações perduram até os dias de hoje. Entretanto, em primeira decisão foi acordado que a marca Ômega permaneceria com o idealizador da empresa, sr. Sandoval, que provou judicialmente ser ele o precursor da marca.
É importante ressaltar que as diferenças de opiniões perduraram por muito tempo na empresa porque as famílias tinham o receio do fracasso em ter que se começar um novo negócio. Assim, procuravam tolerar as divergências, o que só contribuiu para agravar ainda mais a situação de relacionamento dentro da empresa, não havendo outra alternativa além da cisão.
Podemos sentir o efeito da separação até os dias de hoje, pois temos duas empresas trabalhando no mesmo seguimento de mercado com a mesma marca confundindo os seus clientes; a empresa Ômega que deveria ter mudado seu nome de fantasia, decisão em acordo judicial, não o fez, o que tem causado muita confusão no âmbito comercial, pois muitos dos seus clientes não sabem exatamente a qual empresa se reportar para verem seus anseios atendidos.
Este é um caso acadêmico, mas é real,
...