Massagem Modeladora no Tratamento da Adiposidade Localizada
Por: anna_artmann • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 525 Visualizações
GORDURA LOCALIZADA
TRATAMENTOS
É cada vez mais comum a busca por tratamentos estéticos para a redução da gordura localizada. Com a crescente procura surgem também novos recursos que possuem essa finalidade.
Existem diversas técnicas utilizadas no tratamento da lipodistrofia localizada, invasivas ou não invasivas. Como um recurso manual, podemos citar a massagem modeladora. Através do uso de equipamentos como ultrassom, endermoterapia, crioterapia, eletroterapia, iontoforese, entre outros. A utilização de cosméticos é muito comum, onde se têm princípios ativos lipolíticos e hiperemiantes. A cirurgia plástica é um exemplo de método invasivo, geralmente procurado por pessoas que desejam um resultado mais rápido. (Guirro e Guirro, 2004; Borges, 2006; Ribeiro, 2010)
Massagem Modeladora
[pic 1]
Além dos efeitos psicológicos como bem-estar e relaxamento, a massagem promove também efeitos mecânicos e fisiológicos. Os mecânicos se dão pelos movimentos realizados no tecido, melhorando a aparência de contorno do mesmo, afetando também vasos sanguíneos e linfáticos. Os efeitos fisiológicos se originam dos mecânicos, como a melhora da circulação sanguínea e linfática, reduzindo assim edemas, auxiliando na oxigenação e no fluxo de nutrientes, por exemplo. Dentre os vários tipos de massagens existe a modeladora, mais recomendada no auxílio do tratamento para gordura localizada, com o propósito de redução de medidas. A massagem modeladora se caracteriza por seus movimentos mais rápidos, vigorosos e de maior pressão, causando calor e hiperemia. Segundo Borges (2006), ela tem como objetivo de gerar movimentação no tecido adiposo, aumentar a circulação vascular e auxiliar a eliminação de toxinas. Cassar (2001), relata o benefício da massagem no tecido adiposo pela execução da pressão mecânica, o que gera calor e hiperemia, ativando glóbulos de gordura e como consequência tem-se um maior gasto energético. Orsi (1985), comenta que a prática de exercícios diários e dieta macrobiótica auxilia no bom resultado da massagem durante o processo de emagrecimento.
[pic 2] [pic 3]
Visando melhorar os resultados na redução de medidas, a massagem modeladora é uma técnica muito associada à outras como endermoterapia e ultrassom, e é, principalmente, usada em conjunto à dermocosméticos, que contenham princípios ativos atuantes na microcirculação, com grande permeação, com ações lipolíticas, vasodilatadoras e hiperemiantes. De acordo com Guirro e Guirro (2004), cosméticos podem resultar numa maior produção de enzimas participantes no processo de reduzir o acúmulo de gordura. Os ativos mais usados são Cafeína, Centella Asiática, Ginko Biloba, Castanha da Índia e Extrato de Cavalinha.
Contraindicações
Algumas contraindicações da massagem modeladora que foram consideradas importantes e listadas por Perez (2015): varizes e tromboses; diabetes e hipertensão descompensados; cardiopatas; distúrbios de sensibilidade; gestantes; ulceração na pele; e neoplasias.
Ativos Cosméticos
O uso tópico de ativos é muito comum, principalmente associado a tratamentos estéticos, com resultados ainda mais satisfatórios na redução de medidas e modelagem do contorno corporal se acompanhado por hábitos de vida saudáveis.
A cafeína, retirada de grãos de café, é um dos ativos lipolíticos mais conhecidos, muito usada no tratamento para fibro edema gelóide. Ela atua nas células adiposas, promovendo lipólise e estimula a microcirculação da pele. (Duncan, 2007)
[pic 4]
O Ginko Biloba, uma das árvores mais antigas existentes, melhora a microcirculação, devido à sua ação que age o aumento da tonicidade dos vasos, ainda possui efeito anti-inflamatório e anti-radicais livres. (Kede e Sabatovich, 2009).
[pic 5]
A Centella Asiática, uma planta medicinal, reduz edemas pois auxilia na microcirculação e acelera o metabolismo de aminoácidos que estruturam o colágeno.
[pic 6]
Contraindicações
Existe pouca informação científica disponível sobre as contraindicações do uso de cosméticos contendo princípios ativos para o tratamento da gordura localizada (Krupek, 2012). No entanto, é preciso cautela em relação a aplicação desses dermocosméticos, devendo sempre estar atento às contraindicações básicas como estantes, lactantes, qualquer tipo de lesão cutânea, sensibilidade da pele do paciente e antecedentes alérgicos à componentes presentes na formulação do cosmético.
REFERÊNCIAS
PEREZ, Erika; KAMIZATO, Karina Kiyoko; VASCONCELOS, Maria Goreti de; BRITO, Silvia Gonçalves. Técnico em estética, módulo 3, volume 2: parte 1: técnicas estéticas corporais, parte 2: técnicas estéticas faciais. São Paulo: Erica, 2015 (Série Eixos).
RIBEIRO, Cláudio. Cosmetologia aplicada a dermoestética. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks; 2010.
COSTA, P.S.; MEJIA, D.P.M.. Efeitos fisiológicos da endermoterapia combinados a massagem modeladora no tratamento de gordura localizada na região do abdômen. Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional - Faculdade Cambury, 2014. Disponível em: http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/18/92_-_Efeitos_fisiol._da_endermot._combinados_a_massagem_modeladora_no_tto_de_gordura_localizada_na_regiYo_do_abdYme.pdf. Acesso em 25 de abril de 2018.
...