Materias Utilizados Em Laboratorios
Trabalho Universitário: Materias Utilizados Em Laboratorios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinabraz1 • 19/5/2014 • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 405 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
CURSO DE ESTÉTICA
FRANCYELEN IRIS MONTEIRO
LÓREN KAROLINE SILVA
MARINA GARCIA REZENDE BRÁZ
TAMYRES ARANTES CUNHA
THAIS RODRIGUES AZEVEDO
MATERIAIS DE LABORATÓRIO: EXPERIMENTOS
FORMIGA-MG
2014
FANCYELEN IRIS MONTEIRO
LÓREN KAROLINE SILVA
MARINA GARCIA REZENDE BRÁZ
TAMYRES ARANTES CUNHA
THAIS RODRIGUES AZEVEDO
MATERIAIS DE LABORATÓRIO: EXPERIMENTOS
Trabalho apresentado como pré-
requisito para a conclusão do Curso
de Graduação em Estética, primeiro
período, na disciplina de Química
Aplicada do Centro Universitário de
Formiga- MG.
Professora: Camila Melo
FORMIGA-MG
2014
INTRODUÇÃO
A química é uma ciência que estuda especialmente a matéria, sua estrutura, propriedades e transformações. Seus princípios fundamentais são baseados nas observações e experimentos, sendo assim considerada como uma ciência experimental. Por isso é fundamental ter conhecimento sobre como utilizar os materiais e vidrarias contidos em um laboratório de química.
Para realizar trabalhos em um laboratório de química existem materiais e medidas se seguranças, que não devem ser ignorados, pois influenciam no resultado final do experimento. Alguns materiais são de simples manuseio, outros são mais complicados. Cada equipamento tem sua finalidade específica, como: realizar medidas, reações químicas, titulações.
A seguir serão apresentados vidrarias e materiais diversos necessários em um laboratório químico e suas aplicações.
OBJETIVO
Conhecer os equipamentos, materiais e as técnicas de medida de volume utilizadas em laboratório de química.
MATÉRIAS E REAGENTES
Béquer com escala
Erlenmeyer com escala
Proveta com escala
Pipeta Graduada com pipetador de borracha
Bureta
Balão volumétrico
Tubos de ensaio
Pisseta
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1- Medir 50 ml de água em um béquer e transferir para a proveta.
2- Medir 50 ml de água em um erlenmeyer e transferir para a proveta.
3- Calibrar uma bureta. Em seguida encher uma bureta com água (acertando o menisco e verificando se não há bolhas de ar no interior do instrumento). Transferir o volume da bureta para um béquer e a seguir para uma proveta.
4- Pipetar com uma pipeta graduada, 1ml, 2 ml, 5 ml, 2,7 ml, 3,8 ml e transferir os volumes para diferentes tubos de ensaio. Visando o treinamento no controle do instrumento.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Utilizamos um béquer para medir 50 ml de água, em seguida transferimos a água do béquer para uma proveta. Depois de feita a transferência verificamos que o volume de água na proveta marcava menos que 50 ml de água o que nos leva a concluir que o béquer é menos preciso.
Em seguida realizamos o mesmo procedimento, porém com um erlenmeyer, no lugar do béquer. Verificamos que o volume de água medido pela proveta era diferente de 50 ml. Portando podemos concluir que o erlenmeyer também não é uma vidraria de medida precisa.
Com o auxilio de uma bureta, preenchemos com água até o menisco e transferimos o volume de água para um béquer, e logo após para uma proveta, então verificamos que o tanto o béquer, quanto a proveta apresentavam escalas de medidas maiores, o que causa uma imprecisão na medida , porém a bureta por ter uma escala graduada menor é mais precisa.
Com a finalidade de obtermos um maior controle de pipeta graduada, transferimos água, dessa para um tubo de ensaio as seguintes medidas: 1 ml, 2ml, 5 ml, 1,5 ml, 2,7 ml, 3,8 m
CONCLUSÃO - Francyelen Iris
As atividades propostas neste relatório proporcionaram ao estudante a oportunidade de aprender mais sobre os diversos materiais de um laboratório. Sem estes equipamentos os laboratórios não teriam muita utilidade, portanto é importante conhecer os principais instrumentos empregados, sabendo sua serventia e suas técnicas de utilizações, que podem ser específicas.
As informações obtidas capacitam
...