Medições de massa e volumes aproximados
Projeto de pesquisa: Medições de massa e volumes aproximados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcellyeloise • 31/8/2014 • Projeto de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
RELATÓRIO DA PRÁTICA MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
MAR/2014
ARAQUARI/SC
1. Introdução
É necessária para o reconhecimento das limitações e confiabilidade dos resultados obtidos.
O uso de métodos validados é essencial para obtenção de resultados
Confiáveis que possam ser satisfatoriamente interpretados. A exatidão e a precisão são as chaves do processo de validação de métodos analíticos.
Diferentes procedimentos podem ser adotados para a avaliação da exatidão, sendo os ensaios de recuperação os mais empregados por não dependerem de fatores externos para serem realizados.
O experimento a ser realizado, tem-se que verificar as condições em que o tal se realiza, pois existem fatores que interferem na calibração e/ou reação de determinada vidraria e/ou equipamento. São eles: a falta de higienização, alterações na pressão atmosférica e o aquecimento de um equipamento indevido.
2. Objetivos
O propósito da experiência tem como objetivo obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas. Para que possa assim ser feito o manuseio correto das vidrarias de um laboratório, disponíveis para a determinação de volumes, utilizando a notação científica para expressar as medidas determinadas corretamente.
3. Parte experimental
Materiais Utilizados:
Pera de sucção
Béquer 100 ml
Pisseta 500 ml
Erlenmeyer 125 ml
Balança Analítica
Balança Semi-Analítica.
Pipeta Graduada.
Pipeta volumétrica.
Proveta.
4. Normas De Segurança.
O experimento não possui nenhum risco a integridade dos acadêmicos, o único procedimento a ser tomado é o respeito as normas de uso e permanência no interior do laboratório.
5. Procedimento Experimental.
1. (A) - Medir 50 ml de água em um Béquer e transferir para o Erlenmeyer. Verificar o erro na escala (diferença das leituras de uma vidraria para outras). Transferir para a proveta graduada e fazer a leitura do volume. Verificando a precisão.
2. (B) - Medir 50 ml de agua na proveta graduada e transferir para um Béquer.
Verificar o erro na escala. Transferir para o Erlenmeyer. Verificar a precisão.
Colocar esses três aparelhos em ordem crescente de precisão.
3. (C) - Pipetar 25 ml de agua usando a pipeta volumétrica. Transferir para proveta. Comparar a precisão das escalas.
4. (D) - Pipetara agua com uma pipeta graduada (transferir para diferentes tubos de ensaio):
Volumes: 1 ml; 2 ml; 1,5 ml; 2,7 ml; 3,8 ml; 4,5 ml. Esta pratica tem a finalidade de treinar para controlar volumes variáveis numa pipeta graduada.
5. (E) - Encher uma Bureta com agua (acertando o menisco e verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira). Transferir o volume para o Erlenmeyer, (não deixar ultrapassar o volume máximo da Bureta). Comparar a precisão das escalas.
6. (F) - Pesagem de massas: pedir orientação do professor. Fazer distinção entre as balanças analíticas e semi-ánaliticas.
6. Resultados e discussões
...