Memoria Secundária
Pesquisas Acadêmicas: Memoria Secundária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lorenmagnata • 17/12/2013 • 720 Palavras (3 Páginas) • 1.555 Visualizações
INTRODUÇÃO
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
MEMÓRIA SECUNDÁRIA / AUXILIAR / DE MASSA (MS)
A memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiramente por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplos de memórias secundárias são: discos rígidos, cartões de memória, pen-drives, HDs externos, CD, DVD.
DISCO RÍGIDO (HD)
O Disco Rígido (em inglês = Hard Disk, ou HD) é instalado no gabinete. É um disco rígido de vidro ou alumínio, parafusado em um motor, e que possui uma superfície magnética. Como se fosse uma agulha, uma pastilha de silício permite a leitura e a gravação do disco.
Portanto o HD é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que possibilita armazenar arquivos permanentemente, pois, ao contrário da memória RAM, os dados gravados no HD não são perdidos quando se desliga o computador. Ou seja, o Disco Rígido é o local onde se encontra a maior parte da memória secundária, onde o computador armazena os programas e as informações que estão sendo usadas, modificadas ou processadas. Uma característica desse tipo de disco é que os dados gravados podem ser recuperados para a memória RAM, modificados e novamente gravados, inúmeras vezes.
CARTÕES DE MÉMORIA
Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em videogames, câmeras digitais, telefones celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Podem ser regravados, não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.
Pen
O termo “pendrive”, apesar de ser em inglês, não é utilizado nessa língua. Os países falantes da língua inglesa utilizam o termo “USB Flash Drive” ou outro nome similar. Pendrive pode ter sido o nome escolhido por alguns países pelo fato dos primeiros dispositivos portáteis com memória flash terem sido criados com aparência que lembrava uma caneta (“pen” em inglês). Outra possibilidade é a de que estes acessórios são tão pequenos que podem ser considerados até mesmo mais práticos de carregar que uma caneta comum.
HD EXTERNO
O HD externo é uma ótima opção para liberar espaço em seu PC. Ao fazer backups periodicamente do PC para o HD externo, assegura-se a preservação dos documentos, fotos e tudo mais que armazenar. Outra vantagem do uso do HD externo é que ele é mais prático de ser instalado e pode ser usado em mais de um computador.
...