Memorias Progestão
Ensaios: Memorias Progestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anailde • 11/4/2014 • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 417 Visualizações
Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?
O modulo IV destaca o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola, discutindo nas unidades seqüentes, questões como, concepções de ensino e motivação, trabalho pedagógico, organização, curricular, professor, aluno, aprendizagem e o processo de avaliação. Na unidade I Ensinar e Aprender apresenta as teorias sobre a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem, as diferentes versões sobre a relação entre o Behaviorismo, Construtivismos. Partindo do pressuposto de que nos dias atuais o aluno é visto como alguém que contribui para a sua aprendizagem, diferentes das teorias tidas como tradicional. Com as mudanças de paradigmas, o papel principal do professor é o de orientar e guiar as atividades dos alunos fazendo com que aprendam, progressivamente, os conteúdos escolares. Cabe-lhes articular o conhecimento dos alunos com o conhecimento culturalmente organizado, de modo que a próxima geração, conhecendo as conquistas das gerações anteriores, possa dar continuidade ao processo. Foram apresentados os dez princípios de aprendizagem que são essenciais na construção do conhecimento, sentimentos e valores.
Na escola municipal do Carrasco, alguns princípios precisam ser considerados centrais no processo de ensino aprendizagem, tais como: a história particular do aluno; o autoconceito do aluno; aprendizagens significativas que façam sentido em sua vida, mais elogios nas atividades realizadas pelos alunos, a aprendizagem significativas. Pois para conseguir alunos motivados e com força de vontade o módulo ressalta que são fundamentais: a sala de aula organizada, os professores pacientes e competentes, onde aprendizagem é desafiante se oferecer tarefas interessantes.
UNIDADE II - TRABALHO PEDAGÓGICO
Destaca a importância da presença de liderança, coordenação, como indispensável na vida de uma equipe, alguém que incentive o grupo a pensar, analisar, planejar e para executar o que foi previsto; alguém que aponte a direção do trabalho a ser feito. Essa pessoa é o mobilizador do trabalho coletivo, o grande articulador do processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Pedagógico da escola. Seu sucesso depende, com certeza, do empenho e do saber fazer pedagógico dos demais participantes ,quando se trata de liderar o grupo ,há um pedaço que é só seu e pelo qual você é o único responsável: a condução do grupo. É tarefa do líder, propor atividades instigantes, provocadoras e viáveis, para transmitir confiança e imprimir uma perspectiva de sucesso. É importante um processo de mobilização que faça as coisas acontecer: identificar parceiros, colaboradores que sejam capazes de contagiar os outros, para a construção de um novo ambiente escolar, um espaço vivo e atuante.
A LDB apresenta várias possibilidades para a organização da educação básica. Está evidente que a lei segue o princípio da flexibilidade e não mais o da padronização. Estando organizado o ensino em: séries anuais ou períodos semestrais, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados e ciclos. O trabalho de reforço e recuperação da aprendizagem pode ser feito de três formas; contínua paralela e intensiva. O processo de estudos de recuperação deve planejar: a organização do tempo e do espaço; a escolha criteriosa de quem ministrará as atividades, o contato com os pais, as trocas de informações quanto às dificuldades dos alunos, e por último acompanhamento e avaliação constante do trabalho e dos
...