Mercado De Capitais
Casos: Mercado De Capitais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bababertoldi • 15/5/2014 • 257 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
O mercado de capitais é definido por Pinheiro (2001, p.87) como sendo um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Segundo o autor, representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa à capitalização de empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por eles. A principal diferença existente entre o mercado financeiro e o marcado de capitais, é a ausência de spread bancário, tornando a captação de recursos por empresas mais baratas.
O surgimento do mercado de capitais ocorreu pela escassez de recursos no mercado de crédito, inviabilizando um fluxo de crescimento adequado no setor produtivo. Dessa forma, seu surgimento é fundamental em dois princípios, primeiro contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como um propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação da poupança privada, e segundo permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultado da economia.
As operações do mercado de capitais são classificadas como renda variável e são realizadas nas Bolsas de Valores, mercado de balcão e através de Sistema Eletrônico do Mercado Aberto. É realizado neste mercado, operações para financiamento do Ativo Imobilizado, na qual as empresas de capital aberto colocam títulos classificados como ‘’renda variável’’, devido à imprevisibilidade do montante. Tais títulos representam participação societária e outros títulos representativos de propriedade, estes papéis representam o capital de risco das empresas emissoras e são conhecidas como: ações ou quotas de capital.
...